São Paulo, sábado, 25 de junho por Lucca Ranoya – Ventos fortes não são os melhores amigos das plantas. Isso porque o vento pode acabar desidratando as verdinhas com o tempo, além de tombá-las em períodos de tempestade. Ainda assim, existem espécies que são mais resistentes do que outras quando o assunto é a ventania. Acompanhe.
Além dos três grupos de plantas citados aqui, existe uma forma de você perceber quais espécies lidam melhor com o vento e quais são mais sensíveis. A dica de outro é olhar para os caules e folhas das verdinhas. Geralmente, plantas que são mais cerosas, grossas e robustas, conseguem lidar melhor com os poderes “ventilantes” do ar, enquanto as mais tenras e finas, sofrem demais com o excesso de vento constante no local. Para saber mais acesse o Vida de Casa.
Conheça três grupos de plantas que conseguem lidar bem com ventos fortes – Reprodução Canva
Leia mais aqui: Como fazer um molho branco delicioso para o seu macarrão: veja o passo a passo agora mesmo
Grupo das tuias como protetoras de ventos fortes
Em primeiro lugar, estão as tuias. Na verdade, esse nome representa um grupo vasto de espécies que contêm característica similares. Muito usadas para comporem terraços e coberturas, têm as suas folhas agulhadas e bem cerosas. São tão resistentes que conseguem suportar geadas sem se prejudicar excessivamente.
Além disso, elas são bastante usadas em vasos e em chão aberto, como barreiras protetoras de ventos fortes. Exatamente, são tão resistentes que, às vezes, são colocadas em corredores de ar para protegerem plantas mais sensíveis, que serão plantadas próximas a elas. Interessante, não é?
Veja mais aqui: Camomila: aprenda quais os benefícios para sua saúde e como plantar;
Iucas
O segundo grupo de plantas que será apresentado aqui será o das iucas. Aparentemente, lembram um tipo de palmeira, com troncos mais ásperos e folhas grossas e resistentes, que nascem apontadas para cima, lembrando um espinho grande e verde.
As iucas preferem locais mais ventilados por natureza, uma vez que, quando são cultivadas em abafamento, geralmente desenvolvem problemas fúngicos. É uma ótima adição à decoração de um quintal ou jardim, para quem deseja empregar um estilo mais contemporâneo, sem se preocupar com a parte de ventilação do local.
Cactos
Em último lugar, os cactos. São plantas interessantes para locais de muito vento. Isso porque não possuem folhas, apresentam caules grossos e muito resistentes à desidratação pela passagem de corrente de ar. Por fim, são plantas de baixa manutenção, muito bonitas quando bem cuidadas, que podem ser uma das melhores escolhas para que vive em locais quentes e ventilados.
Não saia antes de ler: Como tirar mancha de vinho das roupas sem esforço