Plante morango em vaso! Saiba a diferença do vaso para o canteiro

Plantar em canteiro pode não ser a melhor ideia

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, sexta-feira, 17 de junho por Lucca Ranoya – Se você ama morango, com certeza já deve ter contemplado a ideia de plantá-lo em casa. Afinal, é uma planta relativamente pequena, que pode ser plantada no verão e colhida no inverno. Parece simples, não é?

Continua depois da publicidade

Pois bem, se você nunca plantou morango e deseja começar a plantar na sua horta, evite os canteiros. Sempre cultive os seus morangos em vasos com as bordas redondas ou em hidroponia. Os canteiros, apesar de serem ótimos para a maior parte das espécies, não são ideais para os morangos. O Vida de Casa vai te explicar o motivo disso, a seguir. Confira.

Continua depois da publicidade

Plante morango em vaso! Saiba a diferença do vaso para o canteiro - Reprodução Canva Plante morango em vaso! Saiba a diferença do vaso para o canteiro – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Como fazer uma compostagem de alto padrão aí na sua casa
Guia rápido para o cultivo do morango
Antes de tudo, é importante, primeiro, saber plantar o morango, para depois, decidir onde irá plantá-lo. Assim, se você olhar os pontinhos amarelos na fruta, aquelas são as sementes de morango, que serão usadas na germinação de uma muda nova. Você pode usá-las ou comprar sementes secas, já selecionadas e de boa procedência. Vai da sua preferência.

Enfim, se escolher as sementes frescas (vai dar mais trabalho), retire-as do morango e as limpe com um papel toalha umedecido. Cuidado para não quebrá-las. Então, depois, coloque-as em um substrato de qualidade, enterre-as à meio centímetro de profundidade, cubra-as levemente com terra e regue. Regue pelo menos 3 vezes ao dia, para manter o solo úmido. Em cerca de 20 ou 30 dias, ela irá germinar.

Leia mais aqui: O melhor remédio natural para dores; feito com caroço de abacate
Transplante sua muda para o vaso e nunca para o canteiro
Enfim, agora que a sua semente brotou e você cuidou o suficiente para que ela virasse muda, é hora de transplantar para um vaso maior. A questão aqui é: “porque ela não pode ser transplantada para um canteiro ou chão aberto?”. O motivo é simples. O morango cresce em ramas laterais, que, com o peso, caem para o chão e se espalham.

Você pode imaginar o que uma fruta deliciosa, cheia de açúcar e cheirosa vai fazer na sua horta ou canteiro? Se você pensou em atrair bichos, você acertou. Os morangos que encostam no chão, maduros, vão atrair muitos bichos para o seu canteiro. Dessa forma, você terá que cuidar não só da sua planta, mas da infestação que isso irá causar.

Além disso, fruta encostada em chão úmido, apodrece. Assim sendo, se transplantar para o canteiro, perderá a maior parte dos morangos que frutificarem, caso não fique de olho, diariamente, na evolução das suas frutas e as colha antes de chegarem ao chão.

Por fim, a vantagem de se plantar em um vaso é a seguinte: os morangos não encostam no chão, ficam pendurados lateralmente, não estragam, não são comidos por invasores e ainda trazem uma estética linda para o seu cultivo. Portanto, quando for plantar morango, use vasos! Esperamos que essa dica tenha lhe ajudado de alguma forma! Bom final de semana!

Você também pode gostar: Aprenda agora a fazer um suco delicioso de melancia com gengibre

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais