Samambaia: como cultivar essa planta do tempo dos dinossauros

Saiba quais são as principais samambaias cultivadas no Brasil

Foto do revisor (Amanda Barbosa)
Revisado por: (Amanda Barbosa)
Anúncio


João Pessoa, segunda-feira, 23 de maio, por Alessandra Martins — A samambaia é uma planta das antigas, considerada a bisavó das plantas, pois fez parte do período em que os dinossauros viveram na terra. Existem no mundo todo, mais de 12 mil espécies, sendo que, só no Brasil, são mais de 1 mil.

Continua depois da publicidade

Essa planta, sempre foi a preferida dos nossos avós. No entanto, paisagistas e designeres de interiores enxergaram potencial nessa planta para os seus projetos de jardins e decorações. Por ser uma planta de sombra, a samambaia adaptou-se muito bem na decoração de interiores. Confira aqui, no ‘blog’ Vida de Casa do Diário Prime.

Continua depois da publicidade

Veja também: Veja aqui, como decorar sua casa com plantas pendentes.
Tipos de samambaia
As Samambaias não são todas iguais, são mais de 12 mil espécies, cerca de 1000 delas conhecidas no Brasil. No entanto, existem espécies, sendo mais comuns nos nossos jardins. Portanto, separamos as espécies mais adaptadas ao território brasileiro e que já caíram no gosto do povo e dos decoradores. Confira:

Continua depois da publicidade

Americana
Avenca
Renda Francesa
Amazonas
De metro
Asplênio
Jamaica

Antes de mais nada, você não pode deixar de conferir essa outra matéria: como cultivar guaraná? Veja dicas práticas para que a sua planta dê frutos.
Como cultivar
Portanto, para plantar samambaia, você deve possuir o ambiente adequado, com temperaturas entre 15° e 22° graus, não exagere no calor e muito menos no frio. Evite que a planta receba luz solar direta, mas, deixe-a sempre a sombra, recebendo apenas a luz do ambiente. Além disso, você deve investir em um solo rico em matéria orgânica, onde a samambaia se desenvolve bem.

Samambaia: como cultivar essa planta do tempo dos dinossauros. Reprodução: canva Samambaia: como cultivar essa planta do tempo dos dinossauros. Reprodução: canva

Para plantar use um vaso de fibra de coco ou mesmo de plástico. O ‘sashin’ foi abolido e dificilmente você o encontrará no mercado. Portanto, para plantar no vaso, efetue furos no fundo, para facilitar a drenagem e faça uma camada de pedras, para em seguida preencher o vaso com o substrato, como destaca Yara Guerra – Casa Abril – 2022.

Além disso, para adquirir uma muda de samambaia, você pode repartir a raiz de uma planta adulta ou plantar os esporos, extraídos de uma folha com esporos. Sempre que colocar uma muda no vaso, mantenha o substrato úmido, jamais encharcado. Outro ponto importante é manter a planta sempre adubada, no caso da samambaia, o adubo mais exigido é o cálcio, que pode ser encontrado na farinha de osso.

Além disso, veja essa matéria que está dando o que falar em toda web: aprenda como fazer esse delicioso arroz doce; confira mais.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais