Você conhece a ferrugem da roseira? Entenda como tratar esse fungo

Se deixar sem cuidar, a planta pode ser tomada e acabar morrendo

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, terça-feira, 21 de junho por Lucca Ranoya – A ferrugem da roseira é um tipo de fungo que acaba contaminando as folhas da sua roseira. Sua aparência é de cor enferrujada e forma manchas arredondadas nas nervuras centrais da folha da sua roseira. Apesar de ser um problema incomum, ele acontece de vez em quando, na horta de muitos.

Continua depois da publicidade

Hoje, o Vida de Casa vai trazer dicas para que você consiga tratar essa doença e vai te falar o que fazer nessa situação para poder salvar a sua roseira. O problema da ferrugem da roseira é que ela se instala nas folhas, as enfraquece e diminui a sua capacidade de fazer fotossíntese. Então, com menos energia, a sua planta começa a enfraquecer e ficar mais vulnerável a ataques de outras pragas e microorganismos. O cenário se torna uma bola de neve.

Continua depois da publicidade

Você conhece a ferrugem da roseira? Entenda como tratar esse fungo - Reprodução Canva Você conhece a ferrugem da roseira? Entenda como tratar esse fungo – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Bolo de pão de queijo: aprenda a fazer essa delícia agora mesmo
Poda e limpeza das folhas infectadas
Em primeiro lugar, quando perceber que o fungo da roseira se instalou na sua amada, a primeira ação é retirar as folhas contaminadas. Retire-as assim que perceber que a doença se faz presente. Mesmo que, em algumas folhas, somente uma pintinha da mancha esteja acusando a presença do fungo. Não vacile, retire essas folhas também.

Em seguida, faça uma “limpa” na superfície da terra do seu vaso. Isso porque, as folhas mortas, que podem já estar contaminadas, caem sobre a terra do seu vaso, ficam perto dos caules da sua roseira e podem continuar contaminando a sua roseira, através da viagem dos esporos, pelo vento. Por isso, colete as folhas do fundo do vaso e as coloque em um local (ou no lixo) longe da sua roseira e da sua horta. O ideal é juntar as folhas e queimá-las.

Leia mais aqui: Como fazer pé-de-moleque de uma maneira simples e rápida, veja o passo a passo
Óleo de andiroba como solução da ferrugem de roseira
Então, após ter feito o primeiro passo, você pode aplicar um fungicida natural, de baixa toxicidade, que consegue eliminar a ferrugem da roseira, sobre as folhas da verdinha. Ele é o óleo de andiroba. Ainda assim, se desejar algo mais forte, poderá usar outros fungicidas químicos. Porém, a vantagem que o óleo de andiroba traz é a sua baixa toxicidade. Tanto para o ser humano, quanto para as abelhas polinizadoras e outros insetos benéficos.

Portanto, com o uso do óleo de andiroba, poderá resolver o problema sem causar desequilíbrios no seu jardim. Por fim, para usar, aplique diretamente sobre as folhas e sobre a superfície da terra do vaso, a cada 20 dias. Não aplique sobre as flores da sua roseira. A medida é 10ml do óleo para cada meio litro de água. Coloque a mistura em um borrifador e borrife.

A dica é não usar um borrifador top para a tarefa, pois, o óleo de andiroba, com o tempo, pode impregnar e estragar o material. Dessa forma, compre um mais barato para fazer a aplicação. Esperamos que tenha gostado das dicas e desejamos a você uma ótima semana.

Não saia antes de ler: Água sanitária nas orquídeas pode? Veja como livrar sua flor de fungos

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais