Conheça as curiosidades da árvore pinheiro e sua origem; confira

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


Rio de Janeiro, terça-feira, 23 de agosto por Amanda Barbosa – Antes de mais nada, pinheiro é uma das plantas mais desejadas, pelas suas características. Além disso, ela é imponente e muito utilizada no Natal, o seu formato chama muita atenção e atrai olhares. Então, hoje vamos te contar as principais curiosidades sobre essa espécie. Para saber mais, continue a leitura abaixo.

Continua depois da publicidade

Portanto, aqui no blog Vida de Casa, vamos te falar mais sobre esta e outras plantas. Basta acompanhar diariamente, pois o site possui muitas informações importantes. Conforme a Wikipedia, o pinheiro possui algumas definições, veja:

Continua depois da publicidade

“No Brasil também são chamados pinheiros, espécies que na verdade não fazem parte da família Pinaceae, como a Araucária (Araucaria angustifolia), mais conhecida como pinheiro-do-paraná. Este pertence a família Araucariaceae, que é pequena e nativa apenas do hemisfério sul. Abrange dois gêneros somente: o Agathis, (natural da Austrália) e o Araucaria que aparece no Chile, Argentina e sul-sudeste do Brasil, em regiões de altitude elevada, ou seja, acima de 500 m.”

Continua depois da publicidade

Curiosidades sobre o pinheiro

  • tradicionalmente, é usada no Natal;
  • pode chegar até 75 metros de altura;
  • a sua casca é bem grossa;
  • é uma planta monóica, produz machos e fêmeas;
  • a resina produzida pelo pinheiro é inflamável;
  • algumas variações dessa espécie produzem nozes;
  • a madeira do pinheiro é usada para produção de móveis e outros materiais;
  • é o símbolo tradicional do Paraná;

Ainda, segundo a wikipedia: O pinheiro é a espécie comercialmente mais importante para a produção de madeira nas regiões de clima temperado e tropicais do planeta. Muitos deles são utilizados como matéria-prima para a produção da celulose, que é empregada na produção de papel. Isso porque o pinheiro é uma madeira leve, que possui um rápido crescimento.

Agora você já conhece as principais curiosidades sobre o pinheiro. Então, se quiser aproveitar para garantir uma muda para o  seu quintal, pode ter certeza que ela vai atender suas expectativas. Além disso, estar perto da natureza nos traz sensação de paz e aconchego, ainda que cercados por concreto. Afinal, se não podemos ir para o meio do mato, que ele possa vir até nós.

Depois de ter acompanhado esse artigo, espero que tenha gostado. Por fim, deixe seu comentário ao final do texto e aproveite para compartilhar com mais pessoas. Além disso, não esqueça de continuar seguindo a nossa página para ver mais publicações como esta. Certamente você irá se  surpreender com as dicas diárias que nós disponibilizamos.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais