Descubra todas as finalidades do hortelã e como fazer o cultivo

Apesar de ser muito usada com abacaxi, a hortelã tem muitas outras funções

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


Rio de Janeiro, segunda-feira, 22 de agosto por Amanda Barbosa — Segundo a matéria publicada no portal eCycle, “A hortelã não é uma erva difícil de achar e nem de plantar; você pode encontrá-la fresca em qualquer supermercado ou plantá-la em um vasinho em casa”. Então, se você possui interesse em saber como cultivar essa planta e quais são os benefícios no seu dia a dia, continue a leitura conosco.

Continua depois da publicidade

Aqui no blogue Vida de Casa você vai encontrar uma série de informações sobre o cultivo de plantas. Além disso, estão disponíveis assuntos como: fertilizantes, adubos, as mais variadas espécies e seus benefícios. Dessa forma, você conseguirá manter e fazer as suas verdinhas se desenvolverem o melhor possível: saudáveis e fortes.

Continua depois da publicidade

Utilização do hortelã no dia a dia

Segundo a Wikipedia: é também utilizada como planta medicinal, estando inscrita nas farmacopeias de muitos países da Europa. Dentre as inúmeras virtudes citadas, podem destacar-se: estimulante, estomacal, carminativo. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã também é usado como calmante. Em geral, usa-se o óleo essencial ou uma infusão das folhas e sumidades floridas.

Continua depois da publicidade

Antes de mais nada, é importante saber que essa planta pode ser cultivada em casa para uso próprio. Além disso, ela possui muitos nutrientes necessários para a nossa saúde. Dessa forma, é sempre bom ter uma muda. Apesar de ser pouco usada pelo sabor forte que deixa, ela é uma erva aromática que ajuda a deixar pratos ainda mais saborosos e trazer uma característica única.

Benefícios da hortelã

  • ajuda na digestão;
  • melhora doenças respiratórias;
  • combate gripes e resfriados;
  • tem ação antioxidante;
  • alivia dores e náuseas;

Da mesma forma que ela possui essas funções no nosso organismo, é bom lembrar que existem várias formas de uso e consumo. Por isso, não se prenda apenas ao chá. Portanto, ele pode ser utilizado como óleo essencial, pode ser colocada em saladas. Além disso, um prato árabe muito famoso, o kibe, tem em sua composição a hortelã como um dos ingredientes principais.

Após ter acompanhado esse artigo, espero que tenha gostado. Por fim, deixe seu comentário ao final do texto e aproveite para compartilhar com mais pessoas. Além disso, não esqueça de continuar seguindo a nossa página para ver mais publicações 

como esta. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais