Arenápolis, 22 de agosto, Por Carlos Eduardo – A princípio, o maracujá é uma das frutas preferidas dos brasileiros. No entanto, além do seu maravilhoso sabor, essa fruta é uma rica fonte de nutrientes e vitaminas. Contudo, o uso dessa fruta é feito muitas vezes por pessoas na maioria da culinária, como na preparação de mousse, além de geleias e sucos. Além disso, o consumo dessa fruta também pode ser feito de diversas formas, como no preparo de chás, sua casca também pode se adicionar a alguns alimentos como no preparo de geleia de limão e maracujá.
Ainda mais, o maracujá é uma poderosa fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além de possuir nutrientes como o cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio. Sendo assim, essa fruta acaba se tornando um grande aliado para o nosso organismo, ajudando a combater o estresse e a ansiedade, favorecendo o nosso sistema imunológico, além de melhorar o funcionamento intestinal. Contudo, o plantio de maracujá tem se tornado cada vez mais frequentes nas regiões brasileiras. Portanto, a nossa equipe do Vida de Casa preparou um artigo completo para te ensinar a cultivar essa deliciosa fruta de forma simples em casa. Saiba mais sobre essa matéria a seguir.
Como usar a casca para o cultivo do maracujá
Uma das melhores maneiras de realizar o cultivo do maracujá é através do uso da casca. A casca dessa fruta pode se usar para servir de base para o cultivo da planta. Além disso, para realizar o cultivo basta escolher um maracujá de preferência bem maduro. Após isso, basta realizar um corte na parte de cima da fruta para poder aproveitar o máximo possível da fruta. Em seguida, basta retirar a parte de dentro da fruta e fazer pequenos furos na cascas, os quais serão responsáveis pela drenagem da água.
Cultivo e germinação do maracujá
Após preparar a casca para o cultivo, basta inserir uma pequena quantidade de terra com qualidade na casca, de preferência uma terra com nutrientes como à terra vegetal. Em seguida, com uma colher, recolha uma parte do líquido com as sementes da fruta e inserir junto à terra e a casca. Após isso, basta cobrir o restante do espaço com à terra vegetal, faça a regagem e pronto. Após 15 dias aproximadamente, as sementes já estarão germinadas.