Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Benefícios do chá de sene: pra quê serve e contraindicações - Fonte: Canva
Benefícios do chá de sene: pra quê serve e contraindicações - Fonte: Canva

Benefícios do chá de sene: pra quê serve e contraindicações

 São Paulo – SP, 2 de julho de 2022, Por Miriã Marconi. No artigo de hoje, vamos falar sobre os benefícios do chá de sene, essa planta medicinal muito utilizada para problemas gastrointestinais, como a prisão de ventre.

O consumo do sene deve ser moderado e sempre recomendado por um médico, já que o efeito laxativo da planta é intenso. Confira pra quê serve o chá de sene, seus benefícios e contraindicações a seguir.

Pra quê serve o chá de sene?

Benefícios do chá de sene: pra quê serve e contraindicações - Fonte: Canva
Benefícios do chá de sene: pra quê serve e contraindicações – Fonte: Canva

Chá de sene para prisão de ventre

O sene possui propriedades relacionadas a atividade laxativa, ou seja, estimula os movimentos do intestino e pode ser muito eficaz para quem está sofrendo um episódio de prisão de ventre.

Benefícios do chá de sene: pra quê serve e contraindicações - Fonte: Canva
Benefícios do chá de sene: pra quê serve e contraindicações – Fonte: Canva

Apesar de conter substâncias antioxidantes, ou seja, que pode ajudara eliminar toxinas, o sene é utilizado exclusivamente em situações pontuais de intestino preso.
O que dizem os especialistas?

A nutricionista Maria Fiut explica para Uol, de 9 de julho de 2019, que o consumo de ervas medicinais (em folhas, galhos ou sementes) não podem ser consumidos por tempo prolongado. Isso porque. chás in natura são cheios de ativos que podem, em excesso, fazer mal a saúde.

Beber o chá de sene é benéfico quando feito com moderação e em situações específicas. Dessa forma, se está alguns dias sem evacuar, beber uma xícara de chá de sene pode te ajudar.

Chá de sene ajuda a emagrecer?

Mito. Na realidade nenhum laxante, natural ou não, pode auxiliar no emagrecimento. O que acontece com o organismo ao consumir chás com ação laxante é a eliminação de mais água nas fezes.

Portanto, se há alguma perda de peso após o consumo do chá de sene, isso se deve a desidratação e a própria evacuação, que causa esvaziamento.

Posso tomar o chá de sempre que me sentir inchado?

Não, o consumo do sene deve ser feito com a maior cautela possível. O simples preparo de um chá mais forte que o recomendado ou em quantidade excessiva já pode causar fortes diarreias e, até mesmo náuseas e desidratação.

Identifique a causa da prisão de ventre

É muito importante identificar a causa da prisão de ventre antes de optar por laxantes, ou pelo chá de sene. Apesar de comum, a constipação intestinal pode estar relacionada a diversos problemas de saúde.

Em casos isolados, estar com o intestino preso pode ser consequência de um baixo consumo de frutas e vegetais, ou até mesmo de beber pouca água. Contudo, estar a três ou mais dias sem evacuar não é um sintoma a ser ignorado! Se esse é o seu caso, procure auxílio médico.

Quem não pode tomar o chá de sene?

Confira em seguida quem deve evitar beber chá de sene:

  • Grávidas ou mulheres que estão amamentando;
  • Crianças com menos de 12 anos;
  • Pessoas com dor de estômago de causa desconhecida;
  • Indivíduos com gastrite, refluxo, síndrome do Intestino Irritável ou qualquer doença gastrointestinal;
  • Pessoas que façam uso de remédios para o coração, para hipertensão (como a cortisona) e diuréticos;
  • Indivíduos com apendicite.

Como fazer o chá de sene?

Para beber chá de sene sem exageros, evitando, assim, efeitos colaterais, utilize somente meia colher de sopa das folhas secas do sene, para uma xícara de água.

Obs: quanto mais verde as folhas do sene ,mais poder laxativo. E você, já tomou o chá de sene e sentiu uma melhora na prisão de ventre? Lembre-se de consumir essa erva medicinal com cuidado e siga as recomendações do seu médico. Até a próxima.

Miriã Marconi, pedagoga, comunicadora e estudante de Marketing. Atuo como redatora e copywriter há algum tempo, sempre tive o sonho de viver da escrita. Sou apaixonada por cinema, literatura e empreendedorismo. Acredito que as palavras podem mover o mundo e os negocios.