Itatiba – SP, 6 de julho de 2022, por Keila Mota – Antigamente, nossos avós conservavam carne na lata. Por vezes, pela falta de uma geladeira ou até mesmo, por ter grandes quantidades e pela falta de um freezer.
Contudo, mesmo em nossos dias atuais, podemos aderir a essa tática. Talvez você não possua um espaço, com capacidade para armazenar carnes em grande quantidade. Então, apesar do preço exorbitante desse alimento, caso precise guardar vários tipos de carne por mais tempo, a melhor maneira, é fazendo uma conserva.
Para preparar carne na lata, separe
- Banha de porco – extraída da fritura do toucinho (quantidade que tiver disponível)
- Carne de porco – quantidade que tiver disponível
Como preparar a banha de porco
Ingredientes
- Toucinho de porco – quantidade de livre escolha
Em primeiro lugar, coloque os pedaços de toucinho já cortados, em uma panela em fogo baixo. Tenha paciência, pois é um processo um pouco lento, mas que vale muito a pena. Após cerca de 1 (uma) hora e meia a 2 (duas) horas e meia, a gordura estará pronta.
Ademais, quanto maior for o tempo do toucinho ao fogo, melhor será para aproveitá-lo depois como torresmo. Depois que esse processo estiver concluído, retire os pedaços de toucinho, escorrendo-o bem. Dessa forma, a banha de porco estará pronta para ser usada.
Preparando a conserva de carne
Primeiramente, peneire a gordura que foi tirada da fritura do toucinho em uma lata grande ou, se preferir, divida-a em latas menores. Nesse sentido, na ausência de latas, pode-se também distribuir essa banha em potes.
Agora, mergulhe na gordura os pedaços de carne de porco devidamente fritos ou cozidos. É de suma importância que eles fiquem totalmente submersos. Desse modo, tampar e conservar a carne na lata fora da geladeira.
Como consumir
Assim, a carne na lata pode ser consumida tranquilamente diariamente e seu sabor se mantém dia após dia. Portanto, além de liberar espaço em um freezer apertado, você consegue otimizar seu tempo, preparando uma única vez.
Além disso, pode usar a própria gordura de porco para cozimento de outros alimentos. Em outras palavras, é ótima para substituir o óleo vegetal industrializado. Porém, vale verificar com seu médico ou nutricionista, se seu uso está liberado para você.
Por fim, me conte nos comentários abaixo, se você gosta de uma comidinha caseira feita com banha de porco, assim como eu. Já experimentou uma carne na lata, como a que era preparada nos tempos antigos? Ah! Não deixe de acessar nosso blog Mato Grosso é Agro e veja receitas e dicas incríveis! Até mais!
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.