Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Carne na Lata: conserve fora da geladeira sem estragar e sem perder o sabor!
Carne na Lata: conserve fora da geladeira sem estragar e sem perder o sabor! "Fonte: Canva"

Carne na Lata: conserve fora da geladeira sem estragar e sem perder o sabor!

Itatiba – SP, 6 de julho de 2022, por Keila Mota – Antigamente, nossos avós conservavam carne na lata. Por vezes, pela falta de uma geladeira ou até mesmo, por ter grandes quantidades e pela falta de um freezer.

Contudo, mesmo em nossos dias atuais, podemos aderir a essa tática. Talvez você não possua um espaço, com capacidade para armazenar carnes em grande quantidade. Então, apesar do preço exorbitante desse alimento, caso precise guardar vários tipos de carne por mais tempo, a melhor maneira, é fazendo uma conserva.

Carne na Lata: conserve fora da geladeira sem estragar e sem perder o sabor!
Carne na Lata: conserve fora da geladeira sem estragar e sem perder o sabor! “Fonte: Canva”

Para preparar carne na lata, separe

  • Banha de porco – extraída da fritura do toucinho (quantidade que tiver disponível)
  • Carne de porco – quantidade que tiver disponível

Como preparar a banha de porco

Ingredientes

  • Toucinho de porco – quantidade de livre escolha

Em primeiro lugar, coloque os pedaços de toucinho já cortados, em uma panela em fogo baixo. Tenha paciência, pois é um processo um pouco lento, mas que vale muito a pena. Após cerca de 1 (uma) hora e meia a 2 (duas) horas e meia, a gordura estará pronta.

Ademais, quanto maior for o tempo do toucinho ao fogo, melhor será para aproveitá-lo depois como torresmo. Depois que esse processo estiver concluído, retire os pedaços de toucinho, escorrendo-o bem. Dessa forma, a banha de porco estará pronta para ser usada.

Carne na Lata: conserve fora da geladeira sem estragar e sem perder o sabor!
Carne na Lata: conserve fora da geladeira sem estragar e sem perder o sabor! “Fonte: Canva”

Preparando a conserva de carne

Primeiramente, peneire a gordura que foi tirada da fritura do toucinho em uma lata grande ou, se preferir, divida-a em latas menores. Nesse sentido, na ausência de latas, pode-se também distribuir essa banha em potes. 

Agora, mergulhe na gordura os pedaços de carne de porco devidamente fritos ou cozidos. É de suma importância que eles fiquem totalmente submersos. Desse modo, tampar e conservar a carne na lata fora da geladeira.

Como consumir

Assim, a carne na lata pode ser consumida tranquilamente diariamente e seu sabor se mantém dia após dia. Portanto, além de liberar espaço em um freezer apertado, você consegue otimizar seu tempo, preparando uma única vez. 

Além disso, pode usar a própria gordura de porco para cozimento de outros alimentos. Em outras palavras, é ótima para substituir o óleo vegetal industrializado. Porém, vale verificar com seu médico ou nutricionista, se seu uso está liberado para você.

Por fim, me conte nos comentários abaixo, se você gosta de uma comidinha caseira feita com banha de porco, assim como eu. Já experimentou uma carne na lata, como a que era preparada nos tempos antigos? Ah! Não deixe de acessar nosso blog Mato Grosso é Agro e veja receitas e dicas incríveis! Até mais!

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; ambos pela Rock University.