Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
3 dicas para ter sucesso no cultivo de rúcula: faça isso hoje mesmo e confira o resultado! Foto: Canva
3 dicas para ter sucesso no cultivo de rúcula: faça isso hoje mesmo e confira o resultado! Foto: Canva

3 dicas para ter sucesso no cultivo de rúcula: faça isso hoje mesmo e confira o resultado

São José dos Campos-SP, 15 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O cultivo da rúcula em casa é fácil e, desde que tenhamos a condição adequada, podemos realizar o serviço. Então, o blog Mato Grosso é Agro vai falar um pouco sobre esse assunto e trazer 3 dicas para ter sucesso.

Primeiramente, vale lembrar que a rúcula é uma hortaliça, nutritiva e se torna uma importante opção para compor saladas no almoço. Então, contar com uma produção própria e saudável, é sempre interessante.

Veja em seguida: Cuidados com a máquina de lavar para aumentar a durabilidade; confira excelentes dicas

Como cultivar rúcula no quintal?

Então, inicialmente vamos à primeira dica, sobre o local de cultivar a rúcula. Nesse sentido, o quintal é um bom lugar para fazer isso. No entanto, precisamos drenar bem o solo e colocar adubo de qualidade. Assim, vai crescer mais rapidamente e com maior chance de vingar.

Outro ponto importante sobre o adubo é aproveitar um material orgânico. Desse modo, também o rendimento será mais garantido.

Ademais, a rúcula é uma planta que se produz melhor em lugares mais frios, com temperaturas amenas. E, para que a semente também possa germinar com qualidade, devemos colocar em buracos com, no máximo, meio centímetro de profundidade.

3 dicas para ter sucesso no cultivo de rúcula: faça isso hoje mesmo e confira o resultado! Foto: Canva
3 dicas para ter sucesso no cultivo de rúcula: faça isso hoje mesmo e confira o resultado! Foto: Canva

Qual mês se planta rúcula?

Atualmente, o estado de São Paulo é o lugar onde mais se planta rúcula. Por lá, o plantio acontece entre março e julho, justamente por conta da temperatura mais amena neste período.

Veja em seguida: Como plantar coentro em saquinho: faça isso mesmo sem quintal, vai florir muito!

Mas em outros locais também podemos seguir esse calendário, especialmente na região centro-sul do país. Assim, com essa segunda dica, também teremos mais sucesso na hora desse cultivo.

Além disso, é uma planta que não exige muita água. Por isso, se adapta bem a esses períodos de estiagem, que costuma se prolongar por essas regiões brasileiras.

O que fazer com a flor da rúcula?

Por fim, quando a rúcula consegue germinar e vingar adequadamente, ela vai também produzir uma flor na extremidade. Com isso, também podemos aproveitar esse item para compor a salada.

Inclusive, quando as flores despontam, já podemos consumir e tirar. Em cerca de 20 dias após a rúcula florescer, já vale retirar da terra e colocar na salada para comer. Neste caso, vale tirar o pé todo ou uma parte. Mas o importante é garantir a qualidade para também ter sucesso.

Veja em seguida: Reaproveitar garrafas de vidro na decoração: confira excelentes dicas para utilizar em diversos ambientes

Biografia profissional: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do grupo Diário Prime, EmaisMT, Tecnotícias e FolhaGo.