Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Churrasco na Panela de Pressão! Sabor idêntico, sem fumaça e sujeira, veja agora! Foto: Canva
Churrasco na Panela de Pressão! Sabor idêntico, sem fumaça e sujeira, veja agora! Foto: Canva

Churrasco na Panela de Pressão! Sabor idêntico, sem fumaça e sujeira, veja agora!

São José dos Campos-SP, 6 de julho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O churrasco é uma tradição no Brasil. Inclusive, é um ‘pretexto’ para reunir amigos, familiares e armar aquele encontro.

No entanto, nem sempre temos uma churrasqueira disponível ou também não sabemos fazer com qualidade ali. Porém, podemos também fazer o churrasco na panela de pressão. Desta maneira, ele também pode ter uma boa qualidade e agradar a todos. Afinal de contas, o importante é a confraternização.

Ingredientes para o churrasco na panela de pressão

Agora, para fazer o churrasco na panela de pressão, vamos precisar de apenas quatro ingredientes. E, ainda por cima, vamos ter um material de qualidade. A seguir, acompanhe os itens necessários para o churrasco:

  • Picanha: 1 quilo (pode ser outra carne, mas a picanha é a melhor)
  • Carvão
  • Sal (de acordo com o gosto pessoal)
  • Carvão (o suficiente para caber na panela)

Como fazer o churrasco: passo a passo

Agora, vamos começar a fazer passo a passo esse delicioso churrasco na panela de pressão. No caso, escolhemos a picanha, contudo, poderia ser outro modelo de carne. Tudo depende do gosto pessoal de cada um.

Churrasco na Panela de Pressão! Sabor idêntico, sem fumaça e sujeira, veja agora! Foto: Canva
Churrasco na Panela de Pressão! Sabor idêntico, sem fumaça e sujeira, veja agora! Foto: Canva

Logo, a primeira coisa a se fazer é passar o sal por cima da superfície da picanha e reservar. Alguns usam até o sal do himalaia ou um sal típico de churrasco. No caso, vamos usar o sal convencional.

Enquanto isso, pegue o carvão e coloque alguns pedaços no papel alumínio. Em seguida, embrulhe corretamente, de modo que não fique aparecendo. É necessário cobrir todo o carvão.

Depois, vai colocar na panela. Após uns 20 minutos, também vai colocar a picanha. Contudo, não deixe a carne encostar no carvão diretamente e tampouco na superfície da panela. Isso é fundamental para o sucesso do churrasco.

Assim, ligue a panela de pressão, essencialmente em fogo baixo, e aguarde fazer aquele ‘chiado’ tradicional desse acessório. Assim, vai marcar mais 20 minutos antes de desligar o fogo.

Com isso, vai deixar a panela totalmente fechada até perder a pressão. Apenas depois que fazer isso, já pode abrir novamente. Assim, o churrasco vai estar no ponto.

Inclusive, o blog Mato Grosso é Agro lembra que isso é muito bom para quem mora em apartamento pequeno e não quer abrir mão do churrasco do final de semana. Desta forma, poderá convidar algumas pessoas para curtir e degustar esse experimento, que não chega a ser uma novidade. Gostou da dica? Caso tenha novas sugestões, é só escrever nos comentários.

Biografia profissional: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do grupo Diário Prime, EmaisMT, Tecnotícias e FolhaGo.