Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pretty woman grows tropical plants in her garden. Gardener in working outfit looking after different exotic flower and herb. Close up of woman's hand spraying water on houseplants.

Benefícios da jardinagem para a saúde do corpo e da mente; veja como essa prática pode dar bons frutos

Salvador, 6 de julho de 2022, por Janaina Brito – Hoje em dia, é muito comum ver várias pessoas adeptas à criação de hortas e jardins, seja dentro de casa ou no quintal. Contudo, fazer jardinagem vai muito além de uma prática corriqueira. Assim, cuidar de plantas, independente da espécie, pode melhorar a sua qualidade de vida como um todo.

Além de ser um hobby divertido e relaxante, a jardinagem permite que você movimente o próprio corpo. Porém, as maiores vantagens dizem respeito à saúde mental proporcionada pela continuidade desse passatempo. Logo, cultivar plantas é garantia de bem-estar, não apenas delas, mas, seu também.

Jardinagem (Fonte: iStock)
Jardinagem (Fonte: iStock)

Quais os benefícios da jardinagem?

Mexer na terra pode fazer muito bem para a mente. Em primeiro lugar porque, como qualquer passatempo, é uma distração, ou seja, uma atividade à qual as pessoas recorrem para se sentire bem e, durante o processo, esquecer os problemas e outra questões do cotidiano.

Desse modo, a jardinagem é perfeita se você busca relaxar, configurando um escape das tensões e do estresse ao qual todo mundo está sujeito. Outrossim, essa prática é ótima para exercitar certos valores como a responsabilidade de zelar por outro ser, que vai depender do seu investimento para se manter saudável.

A exposição ao sol necessária a essa atividade também traz benefícios, não só para o bem-estar da mente, mas do corpo também. Dessa forma, você vai estar produzindo mais vitamina D e, ademais, o exercício físico realizado durante o cultivo das plantas promove mais saúde para o organismo e é responsável pela prevenção de várias doenças.

Contudo, fazer jardinagem não é apenas isso. O Agro Notícias te mostra outras vantagens dessa prática a seguir.

Plantar é uma terapia

Além disso, a jardinagem é muito terapêutica. Logo, também é ideal para aliviar quadros de ansiedade, depressão e até mesmo de baixa autoestima. Afinal, segundo Marina Oliveira e Thaís Macena em matéria para o site UOL, em 27 de março de 2013, cuidar de outra vida, vê-la crescer e se desenvolver, graças ao tempo dedicado a esse ser vivo, é muito satisfatório.

O sentimento de orgulho em criar e manter uma planta é ponto positivo para o aspecto emocional. Assim, cultivar vegetais pode ser o primeiro passo para trazer mais tranquilidade para sua vida e melhorar a qualidade da sua saúde, física ou mental.

Além de todos esses benefícios, a jardinagem ainda é um passatempo de grande utilidade, seja como decoração para seu lar ou para sua alimentação, dependendo da espécie que você cultiva. De qualquer forma, é o tipo de atividade que vale a pena aderir.