Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Saiba como adubar cebolinhas do jeito certo Reprodução: Canva
Saiba como adubar cebolinhas do jeito certo Reprodução: Canva

Como adubar cebolinhas do jeito certo? Faça desse jeito a partir de hoje!

São Paulo, 19 de junho de 2022, hoje, por Marcela Nunes – Aprenda como adubar cebolinhas do jeito certo com essas dicas que trouxemos hoje. A cebolinha é uma planta excelente par cozinhar e também pode ser usada como remédio natural em chás e terapias.

Por isso, ter o seu próprio plantio de cebolinha em casa pode trazer muitos benefícios. Acompanhe a leitura para saber como adubar cebolinhas do jeito certo e garantir que a sua horta cresça com saúde e suas plantas fiquem realmente vistosas.

Como adubar cebolinhas do jeito certo

Para cuidar das suas cebolinhas, é muito importante garantir a adubação correta da terra. O adubo oferece os nutrientes que a planta precisa para crescer forte.

No caso da cebolinha, os nutrientes mais importantes são o nitrogênio e o cálcio, que fortalecem a folhagem. Sendo assim, acompanhe a seguir o passo a passo da adubação.

Ingredientes

  1. Meio litro de esterco bovino curtido e peneirado.
  2. 100g de pó de casca de ovo
  3. 100g de borra de café
Como adubar cebolinhas do jeito certo? Faça desse jeito a partir de hoje! Reprodução: Canva
Como adubar cebolinhas do jeito certo? Faça desse jeito a partir de hoje! Reprodução: Canva

Passo a passo do adubo

Em primeiro lugar, em uma bacia grande, misture o esterco, o pó de casca de ovo e a borra de café. Dobre ou triplique a receita se a sua plantação for de média para grande.

Tanto o pó de casca de ovo quanto a borra você pode fazer em casa, com os ingredientes do dia-a-dia. Dessa forma, o pó de casca de ovo é rico em cálcio, e a borra de café, em magnésio. Estes são os nutrientes essenciais para fortalecer folhas. A borra de café é o pó de café já usado. Você deve guardar e esperar secar para usar.

Já o esterco bovino você pode encontrar em lojas de jardinagem facilmente. Este é um ingrediente básico para a adubação de muitas plantas, pois possui muitas propriedades benéficas para várias espécies.

Dessa forma, misture tudo muito bem. Quanto mais você conseguir integrar os ingredientes, maior será a chance da sua cebolinha crescer vistosa de maneira uniforme.

Aplicação para adubar cebolinhas do jeito certo

Para aplicar, primeiro você deve abrir uma pequena vala linear nas laterais das suas mudas. Se for um plantio de apartamento, use uma colher para ajudar. Se for um canteiro maior, faça com uma enxada.

Portanto, aplique a mistura em toda a lateral, polvilhando de forma a colocar uma quantidade média do adubo por toda a extensão das valas. Em seguida feche as valas com terra, deixando o adubo por baixo da terra. Não é preciso aterrar muito, apenas garantir que a mistura não fique totalmente exposta.

Por fim, regue as plantas para que a mistura já comece a fazer efeito. Você deve repetir esse processo apenas uma vez por mês. Em cerca de três meses você já terá um resultado surpreendente, com mudas altas e grossas de cebolinha.

E então, gostou da dica? Conte para nós nos comentários se você já sofreu para ver sua cebolinha crescer e como foi a sua experiência com este adubo. Gostou da dica? Veja mais em na sessão Mato Grosso é Agro.

Formada em direito pela USP-SP, decidi abandonar os processos e viajar pelo Brasil. Por conservar o amor pela escrita, sigo esse caminho como redatora. Acredito que a comunicação e as palavras são formas divinas de passar mensagens, pequenas ou grandiosas.