Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como fazer casquinha de laranja cristalizada? Aprenda agora com essas dicas. Foto: Canva
Como fazer casquinha de laranja cristalizada? Aprenda agora com essas dicas. Foto: Canva

Como fazer casquinha de laranja cristalizada? Aprenda agora com essas dicas

São José dos Campos-SP, 4 de julho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Doces sempre são uma delícia, não é mesmo? Mas quando podemos fazer algo diferenciado em casa, é melhor ainda. E esse é o caso da casquinha de laranja cristalizada.

Sendo assim, vamos reaproveitar um produto que iria para o lixo e, simultaneamente, vamos fazer algo saboroso para se comer em família. Além disso, a casquinha de laranja cristalizada é uma dica das mais simples que vamos mostrar neste post.

Ingredientes da casquinha de laranja cristalizada

Primeiramente, vamos definir todos os ingredientes necessários para a confecção deste tira-gosto delicioso. Neste caso, vamos precisar de apenas três itens para resolver a situação. A seguir, confira a lista:

  • Casca de laranja: duas dúzias e meia, sem a película branca
  • Açúcar: 3 xícaras de chá
  • Água: 1 xícara e meia

Como preparar a casquinha de laranja passo a passo

Agora, como tudo em mãos, vamos começar a preparar essa deliciosa receita caseira para compor a sobremesa ou para um tira-gosto. Desse modo, vamos pegar a água, o açúcar e colocar para ferver na panela.

Neste caso, vamos deixar até ficar no chamado ‘ponto de fio’. No entanto, não devemos mexer durante este período. Apenas aguarde por alguns minutos até atingir esse ponto.

Em seguida, vamos pegar as cascas e tirar aquelas peles brancas interiores, possivelmente com uma colher. Então, coloque-as também na panela. Neste caso, vai já poder começar a mexer, misturando com a calda já no ponto.

Como fazer casquinha de laranja cristalizada? Aprenda agora com essas dicas. Foto: Canva
Como fazer casquinha de laranja cristalizada? Aprenda agora com essas dicas. Foto: Canva

Então, quando perceber que a calda e as cascas começaram a espumar e a engrossa, é a hora de tirar do fogo. Assim, vai jogar em cima da pia ou de alguma superfície apropriada, como um mármore.

Depois, vamos mexendo nas cascas, idealmente com uma espátula, abrindo-as. Com isso, em pouco tempo, elas já vão ficar cristalizadas de forma adequada. Logo, todo esse preparo terá um tempo total de aproximadamente 20 minutos para ficar pronto e no ponto ideal.

Quando isso acontecer, é hora de pegar, colocar em uma vasilha adequada e guardar na geladeira até o dia seguinte. Isso porque, as casquinhas de laranja precisam ficar durinhas para consumir.

Desta maneira, apenas um dia depois vamos poder comer. No entanto, vale a pena esperar e você não vai se arrepender dessa receita deliciosa. Por fim, o blog Mato Grosso é Agro lembra que, normalmente, essa quantidade feita vai render cerca de oito porções da casquinha de laranja cristalizada para servir.

Biografia profissional: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do grupo Diário Prime, EmaisMT, Tecnotícias e FolhaGo.