Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pode comer pasta de amendoim todos os dias? Veja agora os efeitos segundo o especialista/
Pode comer pasta de amendoim todos os dias? Veja agora os efeitos segundo o especialista/ "Fonte: Canva"

Pode comer pasta de amendoim todos os dias? Veja agora os efeitos segundo o especialista

Itatiba – SP, 16 de julho de 2022, por Keila Mota – De antemão, uma excelente e versátil opção de consumo, é a pasta de amendoim. Também conhecida como manteiga de amendoim, é feita do amendoim seco, moído e torrado. Portanto, é perfeita para consumir com frutas, bolachas, torradas, pães, recheios ou até mesmo pura. 

Desde já, nutricionistas apontam que seu consumo favorece o organismo, pois a gordura presente no amendoim é saudável. Porém, será que pode ser consumida diariamente? Veja o que diz a nutricionista Renata Buzzini.

 Pode comer pasta de amendoim todos os dias? Veja agora os efeitos segundo o especialista/
Pode comer pasta de amendoim todos os dias? Veja agora os efeitos segundo o especialista/ “Fonte: Canva”

Para que é bom a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim é rica em ácidos graxos, que age como anti-inflamatório e protege contra doenças cardiovasculares. Igualmente, é rica em gorduras do bem e em sais minerais como o magnésio e o potássio. 

Possui grande concentração de fitoesteróis, vitaminas E e do complexo B, bem como aminoácidos importantes e proteína vegetal. Logo, os benefícios para o corpo humano são grandes. Dentre eles, estão:

  • Aumenta a imunidade;
  • Favorece a concentração e garante mais energia ao corpo;
  • Auxilia o ganho de massa corpórea magra, sendo excelente para tratar hipertrofia;
  • Combate e evita câimbras; 
  • Controla os níveis de colesterol, protegendo contra danos cardiovasculares;
  • Eleva a sensação de saciedade, reduzindo, assim, a compulsão alimentar;
  • Fortalece o cérebro, evitando doenças como o mal de Alzheimer;
  • Protege os músculos. 

Pode comer todos os dias?

Segundo a nutricionista Renata Buzzini, em matéria escrita para o site Globo, em 13/04/2022, a pasta de amendoim ou manteiga de amendoim, pode sim, ser consumida diariamente. Desse modo, para pessoas que têm a diabetes alterada, a pasta não pode ser adoçada com açúcar.

 Nesse sentido, pode-se ingerir até 2 (duas) colheres de sopa ao dia. Semelhantemente, como é rica em proteína vegetal, é uma sugestão apetitosa para veganos e vegetarianos. Para quem pratica exercícios físicos leves, a indicação nutricional é de 1 (uma) colher de sopa.

Agora, para quem está acima do peso e não pratica nenhuma atividade física, é recomendado consumir apenas 1 (uma) colher de sobremesa. Por fim, para aqueles que estão em uma dieta acentuada, o consumo pode chegar a 2 (duas) colheres de sopa.

Como preparar de forma fácil?

Para preparar, é muito simples. Basta bater em um liquidificador ou em um processador, ½ xícara de amendoim devidamente torrado e sem casca. Dessa forma, bata até que forme uma mistura cremosa. Por último, conserve em pote bem fechado com tampa.

Ademais, agendar uma consulta com um profissional, é sempre o melhor caminho. Assim, é possível absorver de forma mais rica, todos os benefícios que a pasta de amendoim tem a oferecer. 

Enfim, espero que tenham gostado dessas informações. Ah! Não deixe de acessar nosso blog Mato Grosso é Agro e ficar por dentro de várias receitas e muitas dicas incríveis. Um forte abraço e até a próxima! 

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; ambos pela Rock University.