Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Preciso de um detox? Quando saber que preciso fazer? Descubra agora!
Preciso de um detox? Quando saber que preciso fazer? Descubra agora! "Fonte: Canva"

Preciso de um detox? Quando saber que preciso fazer? Descubra agora!

Itatiba – SP, 13 de julho de 2022, por Keila Mota – Assim como a maioria das pessoas, você também acredita que uma dieta detox pode ser feita a qualquer momento? Será que isso é verdade? Quem realmente precisa de uma desintoxicação alimentar?

Antes de mais nada, o detox é uma forma de eliminar do organismo, tudo o que uma má alimentação depositou ao longo de um determinado período. Assim, excesso de sal, açúcar e gorduras são grandes vilões causadores de uma grande intoxicação no ser humano.

Preciso de um detox? Quando saber que preciso fazer? Descubra agora!
Preciso de um detox? Quando saber que preciso fazer? Descubra agora! “Fonte: Canva”

Por que, muitas vezes, a dieta detox não funciona?

Segundo informações da nutricionista Sophie Deram, em matéria escrita ao site Uol, em 01/01/2021, não devemos depositar nossa confiança em consumir sucos verdes, por exemplo. Uma dieta detox, por si, não é capaz de desintoxicar o organismo por completo. Tampouco, é capaz de ocasionar perda de peso abrupta ou cura de doenças.

Portanto, é necessário que haja uma mudança no estilo de vida alimentar. Ainda segundo a nutricionista, deve-se ter muito cuidado ao inserir dietas líquidas na rotina. Isso porque o organismo pode manifestar maior fome e com isso, a frustração de não conseguir emagrecer ser maior.

Desse modo, incluir vegetais no cardápio, praticar algum tipo de atividade física, tentar evitar ambientes com excesso de poluição, contribuem melhor e significativamente para esse processo. Em outras palavras, não basta apenas fazer uma dieta mirabolante, sem alterar a rotina em todos os seus aspectos.

Porém, isso não significa que o suco verde não seja bom. Pelo contrário, ele possui, sim, sua carga de contribuição à saúde. Todavia, para alcançar o êxito da purificação do organismo, deve ser levado em consideração, um conjunto de novos hábitos.

Ações para ajudar a perder peso e eliminar toxinas

  • Nesse sentido, substitua a imagem criada pelas propagandas de que o suco verde é suficiente para grandes milagres na dieta detox. Ao invés deste pensamento, procure incluir alimentos verdes em suas refeições. Claro que o suco verde pode, sim, ser incluído;
  • Do mesmo modo, consuma frutas, fibras como aveia ou linhaça; 
  • Evite tudo o que verdadeiramente possa causar danos à saúde como: excesso de álcool, refrigerantes, cafeína, tabagismo, alimentos enlatados e que possam desencadear processos alérgicos;
  • Aposte na drenagem linfática;
  • Faça atividades físicas;
  • Beba água filtrada, evitando assim, água mineral envasada em garrafa pet;
  • Alimente-se bem nas refeições principais, por exemplo: arroz, feijão, salada e carne. Nada de passar fome;
  • Livre-se de alimentos com agrotóxicos, dando prioridade a alimentos orgânicos;
  • Aproveite os benefícios das plantas, para purificação do ar.
Preciso de um detox? Quando saber que preciso fazer? Descubra agora!
Preciso de um detox? Quando saber que preciso fazer? Descubra agora! “Fonte: Canva”

Considerações finais acerca do detox: quando fazer?

Desse modo, desconfie que uma mudança é necessária acontecer ao sentir efeitos negativos, como: ganho de peso exagerado, alterações hormonais e em vários exames laboratoriais, falta de rendimento no dia-a-dia, cansaço, alterações no sono e muito mais.

Por fim, ao sentir todos os efeitos negativos de uma vida alimentar desregrada, bem como de uma rotina sem disciplina, o ideal é sim, mudar o cardápio e as atitudes. Contudo, sem esquecer que a dieta detox, sem estar inserida em outros hábitos saudáveis, não trará o resultado esperado.

Em suma, não deixe de procurar auxílio nutricional e médico para saber quando se deve iniciar uma dieta detox e o melhor, da maneira correta. Enfim, desejo muito sucesso em sua nova jornada de renovação de atitudes. Ah! Para dicas e receitas, acesse nosso blog Mato Grosso é Agro. Beijos e até a próxima!

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; ambos pela Rock University.