Itatiba – SP, 13 de julho de 2022, por Keila Mota – Assim como a maioria das pessoas, você também acredita que uma dieta detox pode ser feita a qualquer momento? Será que isso é verdade? Quem realmente precisa de uma desintoxicação alimentar?
Antes de mais nada, o detox é uma forma de eliminar do organismo, tudo o que uma má alimentação depositou ao longo de um determinado período. Assim, excesso de sal, açúcar e gorduras são grandes vilões causadores de uma grande intoxicação no ser humano.

Por que, muitas vezes, a dieta detox não funciona?
Segundo informações da nutricionista Sophie Deram, em matéria escrita ao site Uol, em 01/01/2021, não devemos depositar nossa confiança em consumir sucos verdes, por exemplo. Uma dieta detox, por si, não é capaz de desintoxicar o organismo por completo. Tampouco, é capaz de ocasionar perda de peso abrupta ou cura de doenças.
Portanto, é necessário que haja uma mudança no estilo de vida alimentar. Ainda segundo a nutricionista, deve-se ter muito cuidado ao inserir dietas líquidas na rotina. Isso porque o organismo pode manifestar maior fome e com isso, a frustração de não conseguir emagrecer ser maior.
Desse modo, incluir vegetais no cardápio, praticar algum tipo de atividade física, tentar evitar ambientes com excesso de poluição, contribuem melhor e significativamente para esse processo. Em outras palavras, não basta apenas fazer uma dieta mirabolante, sem alterar a rotina em todos os seus aspectos.
Porém, isso não significa que o suco verde não seja bom. Pelo contrário, ele possui, sim, sua carga de contribuição à saúde. Todavia, para alcançar o êxito da purificação do organismo, deve ser levado em consideração, um conjunto de novos hábitos.
Ações para ajudar a perder peso e eliminar toxinas
- Nesse sentido, substitua a imagem criada pelas propagandas de que o suco verde é suficiente para grandes milagres na dieta detox. Ao invés deste pensamento, procure incluir alimentos verdes em suas refeições. Claro que o suco verde pode, sim, ser incluído;
- Do mesmo modo, consuma frutas, fibras como aveia ou linhaça;
- Evite tudo o que verdadeiramente possa causar danos à saúde como: excesso de álcool, refrigerantes, cafeína, tabagismo, alimentos enlatados e que possam desencadear processos alérgicos;
- Aposte na drenagem linfática;
- Faça atividades físicas;
- Beba água filtrada, evitando assim, água mineral envasada em garrafa pet;
- Alimente-se bem nas refeições principais, por exemplo: arroz, feijão, salada e carne. Nada de passar fome;
- Livre-se de alimentos com agrotóxicos, dando prioridade a alimentos orgânicos;
- Aproveite os benefícios das plantas, para purificação do ar.

Considerações finais acerca do detox: quando fazer?
Desse modo, desconfie que uma mudança é necessária acontecer ao sentir efeitos negativos, como: ganho de peso exagerado, alterações hormonais e em vários exames laboratoriais, falta de rendimento no dia-a-dia, cansaço, alterações no sono e muito mais.
Por fim, ao sentir todos os efeitos negativos de uma vida alimentar desregrada, bem como de uma rotina sem disciplina, o ideal é sim, mudar o cardápio e as atitudes. Contudo, sem esquecer que a dieta detox, sem estar inserida em outros hábitos saudáveis, não trará o resultado esperado.
Em suma, não deixe de procurar auxílio nutricional e médico para saber quando se deve iniciar uma dieta detox e o melhor, da maneira correta. Enfim, desejo muito sucesso em sua nova jornada de renovação de atitudes. Ah! Para dicas e receitas, acesse nosso blog Mato Grosso é Agro. Beijos e até a próxima!
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.