Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Roupa cirúrgica para gato: confira como ela pode ajudar na recuperação do seu gatinho! - Fonte: Canva
Roupa cirúrgica para gato: confira como ela pode ajudar na recuperação do seu gatinho! - Fonte: Canva

Roupa cirúrgica para gato: confira como ela pode ajudar na recuperação do seu gatinho!

Recife, 12 de julho de 2022, por Claudia Maciel. Veja a importância da roupa cirúrgica. A cirurgia de castração é um momento estressante para seu gato. Cá entre nós, aqueles colares não são nada agradáveis para os gatos, mas são necessários quando eles estão se recuperando de alguma cirurgia ou sendo tratado de feridas e algumas condições da pele.

A roupa cirúrgica é eficiente, pois, evita que os animais fiquem passando a língua pela cicatriz da cirurgia, podendo vir a ferir o local e causar problemas ainda maiores. Pensando nisso, resolvi escrever sobre as roupas cirúrgicas e métodos de evitar que o seu gato consiga lamber ou arranhar a uma área que está sendo tratada. Continue lendo para saber mais.

Quando o gato precisa de uma roupa de recuperação?

Por mais que você não goste da ideia de vestir seu gato ou colocar nele um colar elisabetano, sempre que o veterinário pedir, é crucial que você atenda ao pedido. Aquela velha história de que gatos curam suas feridas lambendo-as, é apenas mito.

Portanto, toda área que passar por uma incisão (corte) precisa ser protegida da língua e das garras felinas. Isso ocorre porque a língua dos felinos possui papilas desenvolvidas que podem arranhar e machucar uma área que está sendo tratada.

Quando escolher roupa cirúrgica ou colar elisabetano?

Roupa cirúrgica para gato: confira como ela pode ajudar na recuperação do seu gatinho! - Fonte: Canva
Roupa cirúrgica para gato: confira como ela pode ajudar na recuperação do seu gatinho! – Fonte: Canva

Primeiramente, para saber qual escolher, é necessário que você observe o local da incisão. Para proteger o rosto do animal, por exemplo, é necessário o colar elisabetano. Contudo, se a ferida for ao dorso do animal, a roupa cirúrgica pode ser a melhor opção. Ela impede que seu gato arranque os pontos, mastigue a pele irritada ou remova os curativos.

Além disso, com a roupa é possível se alimentar e beber água. Porém, é importante que você converse com o médico veterinário para discutir a melhor opção depois da cirurgia do seu gato.

Dica para tutores de gatos

Se o seu gato nunca se vestiu e você coloca a roupa cirúrgica nele, provavelmente ele irá recusar. É necessário que ele tenha tempo para se adaptar com a roupa. Desse modo, se a primeira reação dele for recusar, não se desespere. A maioria dos gatos se acostuma com a roupa após algum tempo, não desista tão rápido.

E você? Já precisou usar roupa cirúrgica no seu gato? Me conta como foi a experiência. Vou gostar muito de saber. Ademais, para mais dicas como essa, acesse nosso blog Mato Grosso é Agro e fique por dentro.