Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Conheça 4 dicas para reduzir despesas e economizar dinheiro Reprodução: Canva
Conheça 4 dicas para reduzir despesas e economizar dinheiro Reprodução: Canva

4 dicas para reduzir despesas e economizar dinheiro: dicas para o dia a dia

São Paulo, 30 de junho de 2022, hoje, por Marcela Nunes – Conheça essas 4 dicas para reduzir despesas e economizar dinheiro e saia do vermelho ainda esse ano. Por mais difícil que possa parecer, atingir o equilíbrio financeiro pode ser mais fácil do que você imagina.

Assim, para que você consiga reduzir despesas e economizar dinheiro é que trouxemos este artigo hoje. Acompanhe essas dicas e comece hoje mesmo a cuidar do seu orçamento. Em pouco tempo você verá mudanças significativas. Acompanhe!

Veja em seguida: TEMPERO comum que previne a pedra nos rins? Veja qual é e como usar corretamente
4 dicas para reduzir despesas e economizar dinheiro
Antes de tudo, é muito importante que você esteja determinado. O equilíbrio nas contas revela antes de tudo, uma mudança de mentalidade. É preciso estar comprometido com a sua saúde financeira e com a vontade de sair do vermelho.

Por isso, respire fundo, faça um acordo com você mesmo e mãos à obra.

Acompanhe abaixo as dicas práticas sobre o que fazer para reduzir despesas e economizar dinheiro.
Coloque na ponta do lápis
A primeira coisa a se fazer para reequilibrar as contas é entender precisamente quanto você ganha e quanto você gasta e, principalmente, como você gasta.

Você deve primeiro saber para onde está indo a sua renda, para depois pensar o que pode fazer para mudar essa situação. É provável que você descubra que alguma coisa tem levado mais de suas reservas do que você imagina, como roupas e restaurantes, que podem ser considerados supérfluos.
Faça uma reserva
Independente da sua situação financeira, comece a fazer uma poupança. O ideal, é que você guarde cerca de 10% a 30% dos seus rendimentos.

Se isso não for possível em um primeiro momento, apenas comece a poupar, pode ser com R$ 10,00. Essa atitude vai servir como um gatilho para você visualizar o seu dinheiro crescer ao invés de diminuir.

Comprometa-se a fazer esse dinheiro crescer e estabeleça metas, comece pelas pequenas, depois passa para as maiores. Crie em você o gosto por poupar para realizar grandes sonhos no longo prazo.

4 dicas para reduzir despesas e economizar dinheiro: dicas para o dia a dia Reprodução: Canva 4 dicas para reduzir despesas e economizar dinheiro: dicas para o dia a dia Reprodução: Canva

Leia também: 2 motivos que as orquídeas abortam as flores: faça essas mudanças para resolver
Seja criativo
Use e abuse da criatividade para ressignificar situações e ganhar dinheiro, ou pelo menos deixar de gastar. A primeira dica é cozinhar. Crie gosto pela cozinha e passe a fazer você mesmo as suas refeições. Fica bem mais barato do que comer fora ou pedir comida.

Além disso, você pode fazer um brechó com as suas roupas antigas ou aprender uma nova atividade para fazer uma renda extra, como algum tipo de artesanato. Tudo isso ajuda o seu bolso e também a sua saúde física e mental.
4 dicas para reduzir despesas e economizar dinheiro: Procure ajuda profissional
Se você realmente tiver dificuldades para iniciar esse processo, procure ajuda profissional. Isso pode ser importante procurar alguém para organizar as suas finanças, como um contador, ou até mesmo um psicólogo para auxiliar a conter impulsos de compra.

Muitos dos abusos e irresponsabilidades cometidas com o dinheiro tem origem em traumas da infância. É preciso entender a causa e curar a origem para se ter sucesso de verdade.

Por mais que essa opção possa custar um pouco em um primeiro momento, veja essa situação como um investimento a longo prazo. Você provavelmente vai economizar tempo e dinheiro pedindo ajuda especializada o quanto antes.

E, então, gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários se você já tentou muitas vezes iniciar esse processo de reeducação financeira e o que te faz querer mudar de verdade.

Você também pode gostar de: Como adubar cebolinhas do jeito certo? Faça desse jeito a partir de hoje!

Formada em direito pela USP-SP, decidi abandonar os processos e viajar pelo Brasil. Por conservar o amor pela escrita, sigo esse caminho como redatora. Acredito que a comunicação e as palavras são formas divinas de passar mensagens, pequenas ou grandiosas.