Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
TEMPERO comum que previne a pedra nos rins? Veja qual é e como usar corretamente - Fonte: Canva
TEMPERO comum que previne a pedra nos rins? Veja qual é e como usar corretamente - Fonte: Canva

TEMPERO comum que previne a pedra nos rins? Veja qual é e como usar corretamente

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2022, por Marcel Ferreira – Você sabia que tem tempero capaz de prevenir a formação de pedras nos rins? Não? É algo tão comum do nosso dia a dia e tão presente e nossa cozinha.

Mas quase ninguém conhece os benefícios para saúde humana da salsinha! Sim! É aquele tempero mesmo que você vive usando para cozinhar, pode te ajudar a prevenir o cálculo renal. Como? A Mato Grosso é Agro te conta a seguir!

Leia mais: Como fazer biscoito de maisena? Faça com apenas 3 ingredientes
O que causa o cálculo renal?
Veja bem, ao consumirmos:

Refrigerantes, certos molhos, alimentos embutidos e enlatados;
Proteína de origem animal e bebidas alcoólicas (geram ácido úrico)
Alimentos com a substância oxalato (amendoim, pimenta, chocolate, etc.)
Alimentos com sódio e potássio;

Podem ocorrer pequenas formações sólidas de cristais em nossos rins. Em seguida, elas começam a se acumular e crescer, causando dores muito incômodas.

Leia mais: Agora ficou fácil plantar acerola: um passo a passo simples e prático
Por que e como usar a salsinha?
O tempero salsinha, por si só, já possui muitos nutrientes (ferro, magnésio vitaminas A, B e C, etc.), além de componentes fitoquímicos, flavonoides e carotenoides. Todavia, se consumida através de uma infusão com água, ela tem efeito diurético e estimula o funcionamento dos rins para expelir líquidos e os cristais pela urina.

Além disso, segundo a nutricionista Erica Fernanda, no artigo Chá de salsa emagrece? Veja 6 benefícios dessa bebida (23/04/2020), de Patrícia Beloni, para o UOL, o chá de salsinha possui alto teor de clorofila e magnésio, que evitam a união dos cristais e ajudam a eliminar os que já estão presentes.

TEMPERO comum que previne a pedra nos rins? Veja qual é e como usar corretamente - Fonte: Canva TEMPERO comum que previne a pedra nos rins? Veja qual é e como usar corretamente – Fonte: Canva
Existe contra indicação?
Sim, o chá de salsinha é um recurso preventivo. Não sendo recomendado para quem já tem pedras. Pois, a bebida não conseguirá quebrá-las e vai fazê-las se mover. Te causando muito mais dores!

Agora, se você está grávida ou amamentando, nem pense em tomá-lo, pois o chá feito com este tempero pode complicar a sua gravidez. Neste sentido, a médica nutróloga Marcella Garcez Duarte, no mesmo artigo citado acima, afirma que consumir muita salsinha pode provocar um aborto. Todavia, o consumo em baixa quantidade como tempero na comida é seguro.

Outros grupos de pessoas que devem ficar atentas a salsinha são os que tem pressão alta, sofrem de nefrose ou usam anticoagulantes.
Como preparar e tomar o chá desse tempero
Não tem mistério, basta reunir 1 colher de sopa com salsinha picada e um copo de água, mais uma chaleira ou leiteira.

Primeiro, encha o recipiente escolhido com água e ligue o fogo;
Quando a água estiver com algumas bolhas, desligue o fogo, coloque a salsinha e sele o recipiente;
Agora, é só aguardar 15 minutos e coar quando estiver pronto.
Por fim, você deve beber de 2 a 3 xícaras deste chá por dia para ele fazer efeito.

Leia mais: Veja como plantar citronela no jardim e os benefícios que ela traz

Formado em letras tradução de inglês pela PCu Rio e Direito pela Estácio. Tradutor freelancer desde 2016 e Redator/produtor de conteúdo para WEB/Copywriter desde 2021 com certificações da Rock University e Udemy. Já trabalhei com tradução técnica de inglês, escrevi um e-book e atualmente trabalho em um blog de noticias e como social media de empreendedorismo e criptomoedas.