Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Jair Bolsonaro - Reprodução Pixabay
Jair Bolsonaro - Reprodução Pixabay

Jair Bolsonaro faz proposta para filmar votação de eleitores; saiba detalhes

Nova Mutum, 04 de agosto de 2022, por Camila Vicente – Nesta quinta-feira falaremos sobre o presidente Jair Messias Bolsonaro e sua proposta para filmar a votação nas eleições.

Conforme apurado pelo É Mais MT, o presidente Bolsonaro já havia proferido algumas alegações sobre a ineficácia do sistema de segurança das urnas eletrônicas usadas nas eleições. A última ocorreu no Palácio da Alvorada, com a presença de cerca de 40 embaixadores de diferentes países.

Com a proposta de filmar as eleições, Jair Bolsonaro é contrário ao voto secreto?

No debate que ocorreu no palácio, o presidente apresentou trechos de um inquérito da PF – Policia Federal. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, as provas apontadas por Jair Messias já foram desmentidas em data anterior, quando vazado por ele no ano de 2021.

Recentemente o presidente afirmou a necessidade em filmar os votos nas urnas. Com tal alegação, toda a web questiona se o mesmo se mostra contrário ao voto secreto. Mas, todo o esforço do presidente é voltado para a transparência e veracidade nas eleições.

Cabe informar, que no ano de 1993, o atual presidente Bolsonaro defendeu as eleições de forma informatizada. Em uma reunião, ele alegou que os militares teriam 30 mil votos, e só seriam computados 3.000, com a forma de computar existente da época.

Outrossim, o método de filmagem proposto por Bolsonaro serviria como uma forma de conferência. Nesse sentido, os militares vão checar os números de votos que cada candidato teve com base nas gravações.

O presidente Jair Bolsonaro respeitará o resultado das eleições?

Com tamanhas acusações contra as urnas, Ciro Nogueira que é o ministro da Casa Civil, tenta minimizar as falas do presidente. As afirmações feitas por Bolsonaro, indicando que não irá aceitar resultado das urnas diverso à sua vitória foram desmentidas pelo ministro. Assim, Ciro afirma que Bolsonaro irá respeitar sim, qualquer que seja o resultado das eleições.

No mesmo sentido, Nogueira acredita que o risco de derrota para Bolsonaro não existe. O ministro alega ainda, que os dados estão a favor do Presidente com os empregos em alta e a inflação em baixa.

Outra alegação feita pelo presidente, trata-se da conferência realizada pelo TSE nas urnas uma semana antes das eleições. Bolsonaro acredita que a vistoria uma semana antes não é válida e que o necessário é uma análise no mesmo dia dos votos.

Pesquisas realizadas no estado de Mato Grosso do Sul, apontam que Bolsonaro conseguirá manter o cargo de presidente após eleições.

Conforme levantamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do PT, não possui vantagem sobre o atual presidente Jair Messias. Assim, Bolsonaro está liderando as intenções de voto.

Em conclusão, Bolsonaro possui 29,50% de chances para a próxima eleições em contrapartida de Lula que tem somente 27,80%. É importante mencionar, que cerca de 30,7% da população questionada não respondeu ou ainda não sabe sua opção de voto.

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]