Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Banco - Reprodução PixaBay
Banco - Reprodução PixaBay

Mesmo com a queda no desemprego, brasileiros enfrentam dificuldades para quitar as contas no final do mês; saiba detalhes

Nova Mutum, 08 de agosto de 2022, por Camila Vicente – Nesta segunda-feira falaremos sobre os brasileiros e a dificuldade que muitos encontram para quitar suas contas ao final do mês. A saber, mesmo com a queda do desemprego essa dificuldade ainda é intensificada ao consumidor.

Conforme apurado pelo É Mais MT, um em cada quatro brasileiros não conseguem quitar todas as dívidas ao final do mês. Este dado aponta um total de 25% da população nessa situação. Além disso, mais de 60% não conseguem fazer nenhum tipo de economia e os que conseguem não chegam a 29%.

Salário mínimo é desvalorizado em contrapartida ao custo necessário para sobrevivência

Pouco mais de 40% da população, afirma que quase sempre ficam apertados e que ao pagar as contas não sobra nada do salário. Muitos populares estão vendo como forma de economia, cortar qualquer forma de lazer. Outros afirmam que deixam de comprar roupas ou desistem de viajar.

O principal fator, que ocasiona tantos contratempos na vida dos brasileiros tem relação direta com o drástico aumento nos preços dos alimentos. No mesmo sentido, alguns produtos que são apontados com elevação mais drástica, o gás de cozinha se destaca. Este item teve um aumento brusco dentro de um curto período de seis meses.

Além do Gás de cozinha, alguns produtos que são essenciais, como é o caso do leite, também sofreram um aumento perceptível. A cada 10 brasileiros, 3 afirmam que a alimentação dentro de casa é baseada em comprar fiado. Esse dado é superior aos que compram com cheque especial, compram no cartão de crédito e ou por empréstimo.

Não obstante a estes produtos, outros facilmente percebidos, tratam-se da carne bovina, arroz e feijão. Todos estes, estão com um aumento de mais de 10 pontos percentuais e isso é um dado ainda do mês de julho. Para agosto, a triste expectativa nos dados é maior.

Manutenção familiar vai muito além da compra no mercado

Um ponto importante a ser mencionado, que muitas vezes é esquecido, vai além da manutenção familiar e da sobrevivência em tempos de crise. Assim, os brasileiros têm outras necessidades posteriores a da alimentação.

Dito isso, é importante mencionar que muitas pessoas estão optando por não pagar contas de água e energia para poder continuar comendo. Neste mesmo sentido, mais de 19% da população também deixou de pagar plano de saúde.

Mesmo com tantos cortes, como é o exemplo de pessoas que evitam sair para bares, pessoas que evitam comprar produtos de lazer e até mesmo alimentos que sejam aprazíveis.

Por fim, a realidade da crise econômica já bateu à porta do brasileiro e mesmo com tantas mudanças em busca de uma adequação com a atual realidade, a grande maioria ainda continua no vermelho. Conclui-se que embora muito esperado, este é um fator de difícil alteração, visto todo o estado de depredação política atual.

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]