Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Queimadas mês de agosto - Reprodução PixaBay
Queimadas mês de agosto - Reprodução PixaBay

O mês de agosto traz preocupações com o índice de queimadas recorrente em todos os anos; saiba detalhes

Nova Mutum, 08 de agosto de 2022, por Camila Vicente – Nesta segunda-feira, falaremos sobre o mês de agosto e o índice de queimadas que é recorrente nesta época do ano.

Conforme apurado pelo É Mais MT, o mês de agosto é conhecido como o mês das queimadas. Geralmente, nessa época do ano o excesso de calor em conjunto com o tempo seco, fazem com que os focos de incêndio sejam cada vez mais recorrentes.

Mês com estação mais seca do país torna Agosto propício para as queimadas

Sendo considerado o mês com maiores ondas de calor, ventos e extrema seca, agosto faz com que todo o Brasil fique em alerta. No país, atualmente, existem dois biomas com maior facilidade de queimadas, que é o Cerrado e a Floresta Amazônica.

Assim, o cerrado é conhecido por ser geralmente seco, que tem maior facilidade por queimadas naturais. Normalmente, pode ser causado por raios em épocas de tempestades. No entanto, a espécie humana tem contribuído drasticamente com a intensificação dos incêndios e provocando até mais do que o cerrado é capaz de aguentar.

O excesso de queimadas, põe em risco muitas espécies de plantas e animais do cerrado. É importante destacar, que a grande maioria das queimadas que ocorrem durante este período de seca, se dá por pessoas que jogam cigarro e lixo à beira das estradas.

E se tratando da Amazônia, a ocorrência de incêndio naturais já não é muito recorrente. Os focos de incêndio lá são diretamente relacionados aos humanos. Assim, o processo de incêndios na floresta amazônica ocorre com as derrubadas antes de agosto, em meses que são mais úmidos. Posterior, as árvores secam e são queimadas para abrir espaço para pastos e para a agricultura.

É importante mencionar, que 99% das queimadas que ocorrem na Amazônia são de forma ilegal. Em conclusão, esse fator contribui diretamente para o desequilíbrio do ecossistema natural.

Na Amazônia, o principal motivo apontado para as queimadas no Pantanal é a estiagem severa e isso contribui para a proliferação do fogo. Desta forma, a crise que é recorrente todo ano, tende a se intensificar cada vez mais. Deve dessa forma, ser observado e implantado um novo sistema de combate e manejo de queimadas que afetam a região. 

Combate às queimadas no Mato Grosso

É muito importante, a necessidade de observação neste período de secas, a existência de algum foco de incêndio. O principal motivo é a evolução desse foco para uma queimada de enormes proporções.

A população em geral deve observar e evitar o descarte de cigarro ou qualquer outro material que seja propício para pegar fogo. Deve sempre usar os meios e canais de denúncias para evitar uma maior propagação das queimadas.

Por fim, é importante mencionar, que o alto índice de incêndios, prejudicam severamente a qualidade de vida da população mundial. O oxigênio e a água potável são os principais afetados e a inobservância da importância da proteção, torna cada vez mais curta a qualidade de vida de toda a sociedade.

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]