Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Desemprego - Reprodução Pixabay
Desemprego - Reprodução Pixabay

Índice de desemprego entre jovens no Brasil; saiba detalhes

Nova Mutum, 06 de agosto de 2022, por Camila Vicente – Neste sábado falaremos sobre o índice de desemprego entre os jovens brasileiros. Falaremos também sobre o aumento entre comerciantes e profissionais liberais.

Conforme apurado pelo É Mais MT, o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos ficou está entre 22,8%. Esse registro trata-se do 1º trimestre deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, esse quadro se torna positivo, pois reflete uma queda de cerca de 30%.

Expectativa brasileira na disponibilização de empregos para jovens iniciantes

Muitos dados apontam que um dos principais fatores de dificuldade para jovens tem relação com a falta de experiência. A verdade é que muitos na busca do primeiro emprego querem desenvolver competências e até mesmo conhecer suas aptidões no emprego novo.

No entanto, alguns comércios podem ver essa falta de alto conhecimento como uma instabilidade social e preferem evitar candidatos com essa característica. Desta forma, é aconselhado ao iniciante um auto conhecimento. Um bom exemplo, trata-se de saber qual sua melhor qualidade, qual o seus defeitos, e analisar sua capacidade em trabalho em grupo.

Outro ponto importante, é mostrar suas habilidades e facilidades com meios sociais. O fato principal, é que uma empresa sempre vai buscar uma pessoa disposta e com capacidade de se esforçar.

Em geral a taxa de desemprego sofreu relevante queda; confira

Em geral, a taxa de desemprego sofreu uma grande queda no último trimestre deste ano. Ao todo, o registro é de exatos 10,5% mais favorável para o funcionário. Já no primeiro trimestre a taxa de desemprego estava em 11,1%, atingindo um total de 11,949 milhões de pessoas.

Há uma evolução do número de desempregados. Dados apontam que no ano de 2021 o total de desempregado eram equivalentes a 14.744 e atualmente este índice comporta um total de 11.349 pessoas.

O Brasil também registra em recorde de pessoas sem carteira assinada. Assim, essa taxa de informalidade chega a um total de 40,1% da população. Esse dados está elevado se comparado com o do ano de 2021, que registrou um índice de 39,3%. Em conclusão. estes percentuais se resumem em 38,7 milhões de trabalhadores informais.

O número de trabalhadores por conta própria também é alarmante. Pesquisas apontam que mais de 25 milhões de pessoas trabalham de forma autônoma, e esse registro subiu cerca de 7,2% nos últimos três meses. É um aumento de 1,7 milhão dentro do curto período de 1 ano.

Com a redução de desempregadas, o país sentiu uma queda de 3,6 milhões. Ou seja, todas essas pessoas passaram a trabalhar nos últimos três meses.

Por fim, muitos acreditam que o aumento na procura de emprego se da principalmente em decorrência do rendimento individual menor. Isso ocorre, visto a corrosão da renda das famílias brasileiras. Assim, com a queda do real, que é a desvalorização da moeda e com as crises decorrentes dela, há toda uma busca pela mantença.

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]