Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Você conhece o açafrão-da-terra? Descubra os segredos desta especiaria e aprenda como usar
Você conhece o açafrão-da-terra? Descubra os segredos desta especiaria e aprenda como usar / Reprodução: Canva Pro

Você conhece o açafrão-da-terra? Descubra os segredos dessa especiaria e aprenda como usar

Maringá, 2 de junho de 2022, por Denise Watanabe — Hoje, aqui no Agro Notícias, você vai conhecer um pouco mais sobre as propriedades e características do açafrão-da-terra. Desse modo, descubra os segredos desta especiaria. Você também vai encontrá-la com o nome de cúrcuma, açafrão-da-índia e gengibre amarelo.

O açafrão-da-terra é uma raiz de origem asiática e parente do gengibre. Além de se utilizar como tempero, sua cor amarela também pode servir corante. Desse modo, seu uso pode ser tanto culinário, quanto medicinal. Entretanto, você não deve confundir o açafrão-da-terra com o açafrão, sendo outro tipo de especiaria.

Veja mais sobre: A dupla da saúde: saiba quais os benefícios da combinação entre cúrcuma e pimenta preta

Você conhece o açafrão-da-terra? Descubra os segredos desta especiaria e aprenda como usar Você conhece o açafrão-da-terra? Descubra os segredos desta especiaria e aprenda como usar / Reprodução: Canva Pro
Quais os benefícios do açafrão-da-terra?
A cúrcuma é muito rica em propriedades medicinais. Além de aliviar inflamações, ainda ajuda a evitar o aumento de colesterol ruim. Entretanto, as maiores pesquisas relacionadas à especiaria envolvem os possíveis efeitos positivos no combate a alguns tipos de cânceres, conforme informa o artigo de 23 de julho de 2019, escrito por Kátia Cardoso em colaboração com o Veja Saúde.

O gengibre amarelo ainda consegue ajudar a reduzir sintomas de artrite e artrose. Assim como, efeitos da menopausa e amenizar falhas na memória. Do mesmo modo, colabora na redução de infecções e inflamações em casos de cirurgia no aparelho digestivo. Ademais, o consumo frequente pode reduzir lesões musculares e melhorar o bem-estar.

Você pode gostar também: Quais são as raízes comestíveis? 5 opções ricas em nutrientes que muitos ignoram, veja
Água com açafrão-da-terra serve para quê?
Tomar o chá de açafrão-da-terra é uma das formas de aproveitar os benefícios da especiaria. Ou seja, esse tipo de consumo vai te ajudar a melhorar a imunidade e na digestão. Do mesmo modo, ainda tem ação termogênica e pode colaborar em crises de asmas. Além disso, também auxilia na digestão e no controle do colesterol ruim e glicose no sangue.

Visto isso, em 19 de maio de 2021, Juliana Baptista, em colaboração com Globo, publicou um artigo com uma deliciosa sugestão de chá de cúrcuma. Portanto, para a bebida, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Água: 500 ml;
cúrcuma: 2 colheres de chá;
chá verde: 1 colher de sopa;
pimenta rosa: 1 colher de chá.

Para o preparo, faça uma infusão com os ingredientes. Em seguida, coe e estará pronto para servir. Além disso, se na sua região estiver calor, você pode servir a bebida com gelo, de uma forma bem refrescante.
Como usar essa especiaria?
A cúrcuma é um tempero muito utilizado em regiões asiáticas. Contudol, ele tem um sabor muito característico. Sendo assim, ao utilizá-lo, não exagere. Dito isso, use para temperar todos os tipos de carne, vegetais e sopas. Assim indica Manuela Biz, em uma matéria postada em colaboração com o Veja Saúde, em 14 de fevereiro de 2020. A especiaria também é base de diversos outros temperos, como o curry, por exemplo.

Agora você conhece um pouco mais sobre os benefícios do açafrão-da-terra. Então, procure o tempero em uma loja de produtos naturais e inclua em sua alimentação. Ademais, aproveite de todos as vantagens deste alimento tão rico em nutrientes.

Saiba mais: Descubra como fazer curry caseiro para diferenciar suas receitas

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.