Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como usar o butiá: confira essas dicas de consumo e saiba para que a frutinha serve - Foto: Canva
Como usar o butiá: confira essas dicas de consumo e saiba para que a frutinha serve - Foto: Canva

Como usar o butiá: confira essas dicas de consumo e saiba para que a frutinha serve

Quatis, 7 de junho de 2022, por Denise Bamonte – O Brasil é um dos países com a maior variedade de frutas do mundo. Por existirem tantas opções, muitas são desconhecidas para a maioria das pessoas. Por isso, hoje, no Agro Notícias, conheceremos o butiá.

O butiá é uma fruta de tamanho pequeno e cor amarelada que parece com a acerola quando ainda não está madura. Confira a seguir mais detalhes sobre essa espécie e como aproveitá-la em casa.

Veja também: Óleo essencial de mirra: descubra seus benefícios e como usá-lo da maneira correta

Como usar o butiá: confira essas dicas de consumo e saiba para que a frutinha serve - Foto: Canva Como usar o butiá: confira essas dicas de consumo e saiba para que a frutinha serve – Foto: Canva
Quais são os benefícios do butiá?
De acordo Embrapa, em matéria de 3 de abril de 2019, a fruta é mais comum na região Sul do nosso país. Assim, o butiazeiro tem a aparência de uma palmeira e seus frutos ficam pendentes.

Com a chegada do verão, a árvore começa a dar os primeiros frutos que permanecem até o final da temporada. Fonte de vitaminas A, B e C, traz inúmeros benefícios à saúde como, por exemplo, o alívio da ansiedade.

Além disso, colabora na prevenção de problemas cardiovasculares e na redução do colesterol alto. Por fim, por meio da sua ação antioxidante, combate o envelhecimento precoce da pele, melhorando a aparência ao longo do tempo. Contudo, pergunta que não quer calar é sobre a melhor forma de degustar essa fruta tão benéfica. Então, confira a seguir algumas formas de consumo.

Leia: Qual o efeito da babosa no cabelo? Planta medicinal cheia de benefícios, confira
Como comer butiá
Diferente do que muitas pessoas acham, o butiá é super versátil e se adapta a todo tipo de receitas, sejam doces ou salgadas. Dessa forma, com a fruta é possível fazer bolos, sorvetes, pudim, sucos, geleias e até licor de butiá.

Além disso, geralmente as pessoas que produzem butiá costumam consumi-lo para acompanhar um shot de cachaça. Entretanto, vale ressaltar que o interior o fruto contém um caroço que não é comestível, sendo necessário o descarte do mesmo.

Agora que você já sabe como comer butiá e os benefícios que a fruta oferece, é hora de aproveitar o sabor e as vantagens. Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar esta matéria com os conhecidos que adoram consumir frutas.

Confira também: Comer caroço de melancia faz mal? Descubra o que acontece se consumir com frequência