Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cor do pimentão: descubra o motivo e se há diferença entre o amarelo, verde e o vermelho -
Cor do pimentão: descubra o motivo e se há diferença entre o amarelo, verde e o vermelho - Reprodução Canva

Cor do pimentão: descubra o motivo e se há diferença entre o amarelo, verde e o vermelho

Belo Campo, 31 de maio de 2022, por Lídia Meireles – A cor do pimentão, além de deixar o prato mais bonito e apetitoso, tem relação direta com seus benefícios, cada uma com suas particularidades. Entretanto, são saudáveis e fazem muito bem para o nosso organismo.

Apesar dos benefícios, nem todo mundo tolera esse vegetal, isso porque, seu gosto é bem marcante. Por outro lado, há quem não vive sem pimentões e, sempre que pode, dá um jeitinho de incrementá-lo em seus pratos. Quanto à cor do pimentão, o Agro Noticias vai te ensinar a diferença entre o vermelho, amarelo e verde.

Você também vai gostar de ler: Prepare uma deliciosa pimenta jalapeño em conserva e aproveite todos os benefícios dessa especiaria
Porque a cor do pimentão muda
Essa diferença acontece de acordo com o nível de mutação dos vegetais. Durante esse processo a pigmentação muda e, com isso, os nutrientes também. Para sua melhor compreensão, veja abaixo como é possível mudar a cor do pimentão.
Pimentão verde
Conforme a cor já indica, esse é o primeiro estágio do pimentão. Antes de amadurecer, você pode consumi-lo verde e se beneficiar de nutrientes como fibras e antioxidantes. No entanto, ele demora mais tempo para ser digerido.
Pimentão amarelo
O amarelo, por sua vez, representa a fase de maturação do vegetal. Porém, ao contrário do pimentão verde, o amarelo tem sabor mais suave e adocicado. Sendo assim, ele é mais agradável ao paladar caso você queira comê-lo cru.
Pimentão vermelho
A cor do pimentão vermelho também é um sinal de que ele está bem maduro. Nessa fase, conforme informações do site Terra, em matéria do dia 19 de janeiro de 2021, você pode encontrar uma quantidade de vitamina C bem superior à laranja.

Ademais, leia: Você sabia que a pimenta caiena é ótima para o coração? Conheça esse e outros benefícios da especiaria

Cor do pimentão: descubra o motivo e se há diferença entre o amarelo, verde e o vermelho - Reprodução Canva Cor do pimentão: descubra o motivo e se há diferença entre o amarelo, verde e o vermelho – Reprodução Canva
Quais os benefícios do pimentão para a saúde
Independente da cor, fato é que todas as variações do pimentão trazem consigo inúmeros benefícios. Dentre eles, você pode contar com um alto teor de betacaroteno, substância capaz de produzir vitamina A. Além disso, a vitamina C juntamente com os antioxidantes podem melhorar seu sistema imunológico e combater a ansiedade.

Portanto, diante de tantos benefícios, cabe a você escolher qual a cor do pimentão que mais te agrada. Todavia, durante a gravidez é interessante você evitar o consumo pois pode alterar o gosto do leite materno. Por fim, se você chegou até aqui, nós te agradecemos. No mais, continue acompanhando nossos artigos.

Se você gostou dessa matéria, certamente irá gostar dessa outra: Como plantar pimentão em vaso: pouco espaço em casa? aqui está a solução

Eu sou Norte Mineira, tenho 35 anos. Com formação na área da beleza e uma apaixonada pelos livros. Atualmente sou redatora e escrevo para o site ÉmaisMT. Para críticas ou sugestões, entre em contato. [email protected]