Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Entenda os malefícios do sal para a saúde e veja algumas dicas para diminuir o consumo - Foto: Pexels
Entenda os malefícios do sal para a saúde e veja algumas dicas para diminuir o consumo - Foto: Pexels

Entenda os malefícios do sal para a saúde e veja algumas dicas para diminuir o consumo

Quatis, 5 de julho de 2022, por Denise Bamonte – Você é daquelas pessoas que gosta de comida salgada e sempre acha que faltou um pouquinho mais de sal? Se esse é o seu caso, então esse conteúdo será de muita utilidade para a sua vida.

Por isso, hoje conheceremos os malefícios que o excesso de sal pode trazer para a saúde. Continue lendo a matéria e fique por dentro de algumas dicas para melhorar o hábito.

Sal de cozinha: 3 truques que você talvez não sabia com esse ingrediente, descubra! - Foto Canva Pró
Sal de cozinha: 3 truques que você talvez não sabia com esse ingrediente, descubra! – Foto Canva Pró

Malefícios do sal em excesso

De acordo com Organização Mundial da Saúde o recomendado é consumir até, no máximo, cinco gramas de sal por dia.  Segundo uma matéria do site Uol, feita por Priscila Carvalho em 27 de dezembro de 2018, ingerir uma quantidade maior do que isso pode aumentar a pressão arterial.

Assim, a saúde cardiovascular pode ser comprometida por meio de doenças como hipertensão, paradas cardíacas e AVC. Além disso, prejudica o desempenho dos rins já que não conseguem administrar o excesso de sódio, causando cálculos renais.

A osteoporose, uma doença relacionada ao envelhecimento e fragilidade dos ossos, também é uma das consequências de consumir muito sal. Por fim, vale ressaltar que quanto mais sódio é ingerido mais o paladar vicia, gerando uma dependência perigosa e nada saudável.

Dicas para consumir menos sal

No entanto, embora o excesso faça mal a nossa saúde, o sal é necessário para o organismo. Ou seja, a falta de sódio pode causar sintomas como diarreia, taquicardia e pressão baixa. Por isso, saber dosar na medida certa é o caminho mais saudável. Então, confira a seguir algumas dicas para consumir o sal com equilíbrio.

Diminua aos poucos

Para que a mudança não seja tão drástica, comece hoje mesmo diminuindo a quantidade. Em alguns dias, você verá que seu paladar já terá acostumado à alteração, porém, de uma forma mais amena e tranquila.

Aposte em outros temperos

A primeira dica é apostar nos sabores naturais que os temperos proporcionam. Assim, na hora do preparo, aproveite para caprichar em um mix que combine com a sua receita. Cebola, alho e ervas frescas ajudarão a substituir o excesso do sal.

Agora que você já sabe como consumir sal de forma sábia, é hora de melhorar esse hábito e ganhar qualidade de vida. Se gostou do conteúdo aqui do Agro Notícias c, não deixe de acompanhar outros benefícios nas matérias relacionadas.