Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como cultivar hortênsia-Foto Canva Pro
como cultivar hortênsia-Foto Canva Pro

Não sabe como cultivar hortênsia francesa? Então veja este guia completo e aprenda do zero a floração

Montes Claros, 05 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Quem deseja aprender como cultivar hortênsia sabe o quanto a planta dá um toque especial à decoração de ambientes. Além disso, a espécie é considerada de fácil cultivo, o que é essencial para quem não dispõe de muito tempo. Sendo assim, veja os poucos cuidados necessários para manter a planta sempre linda.

A hortênsia é de origem asiática e já se espalhou pelo mundo afora. Devido a sua beleza e facilidade no manejo, a planta caiu no gosto dos brasileiros, sendo uma das mais procuradas na pandemia, inclusive. Em resumo, existem mais de 70 tipos disponíveis para o cultivo, cada uma com flores mais belas que outras. No entanto, é a preferida dos jardineiros e paisagistas e é sobre ela que falaremos nessas dicas de como cultivar hortênsia.

Como cultivar hortênsia francesa

A a hydrangea macrophylla é popularmente conhecida como hortência francesa, embora ela aprecie baixas temperaturas, consegue se adaptar a regiões de climas quentes sem problemas. Sua floração se dá no início da primavera e a cor das flores pode mudar de acordo com a qualidade do solo. Em resumo, o Agro Notícias recomenda que o plantio seja feito 8 meses antes da primavera.

como cultivar hortênsia-Foto Canva Pro
como cultivar hortênsia-Foto Canva Pro

Como plantar a hortência francesa em vaso

No geral, o solo do nosso país é bem ácido, o que é muito bom para o cultivo de hortênsias. Desse modo, primeiro coloque argila expandida ou pedriscos no fundo do vaso. Em seguida, preencha o recipiente com 5 cm de substrato e deposite a muda. Assim, despeje o restante do substrato nas laterais do vaso, faça uma rega e pronto!

Onde deixar o vaso?

A hortênsia necessita de luminosidade para se desenvolver bem, entretanto, não deve ser mantida em sol pleno o dia todo. Sendo assim, o melhor lugar é onde a planta receba 4 horas de luz direta do sol, na parte da manhã. Portanto, para mantê-la em ambientes internos, deixe o vaso próximo às janelas.

Quando adubar?

Você pode adicionar adubo orgânico à terra a cada dois meses. Aliás, para ter flores com as cores mais puxadas para o rosa, adicione um pouco de calcário ao solo de vez em quando. Sem isso, a planta produzirá uma flor no tom azul.

como cultivar hortênsia-Foto Canva Pro
como cultivar hortênsia-Foto Canva Pro

Quando podar e como regar a hortênsia?

Durante o outono, faça uma poda para retirar galhos e folhas secas. Isso ajuda a melhorar a floração da planta. E para fechar estas dicas de como cultivar hortênsia francesa, faça a rega somente quando o solo estiver totalmente úmido e não exagere na quantidade de água.

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.