Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Girl cuts or trims the bush (rose) with secateur in the garden

Pode não parecer tão importante, mas podar as plantas corretamente faz toda a diferença

Salvador, 04 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você costuma podar as plantas? Apesar de parecer um passo simples e muitas vezes ignorado, a poda é fundamental para a manutenção da saúde das plantinhas. Contudo, é necessário saber a maneira correta de realizar essa etapa para cada espécie.

As podas tem como objetivo conter o crescimento das plantas, mantendo o porte, seja em questão de comprimento ou volume. Mas, elas também são capazes de estimular a produção de flores e frutos. Assim, confira agora, no Agro Notícias, como podar as plantas dependendo de cada tipo e mantenha suas espécies sempre saudáveis.

Leia mais: Como fazer a cerca viva crescer rápido e qual o momento ideal para podar, confira

Podar as plantas (Fonte: iStock) Podar as plantas (Fonte: iStock)
Importância da poda
Remover galhos secos, quebrados ou doentes, assim como folhas e flores murchas pode fazer total diferença no desenvolvimento da sua planta. Isso porque, essas estruturas desgastadas costumam “sugar” a força do vegetal. Afinal, eles continuam recebendo nutrientes, mesmo que não possuam mais salvação.

Além disso, segundo Stéphanie Durante em matéria para a revista Casa e Jardim, em 07 de fevereiro de 2017, os galhos problemáticos, principalmente, impedem que a luz solar chegue ao interior das copas das plantas, processo que pode atrapalhar a floração e frutificação, assim como propiciar condições para a proliferação de doenças.

Alguns exemplos do impacto da falta de podas, é o surgimento de galhos-ladrões em certas espécies de árvores, que roubam a energia do resto da planta e crescem muito mais que outros ramos. Outrossim, as roseiras costumam sofrer muito sem as podas, diminuindo a produção e qualidade das flores. Cortar os ramos estimula o aparecimento dos brotos e dá mais vida a vegetação.

Veja, também: Como e quando podar as roseiras? Veja a maneira correta de fazer isso de um jeito mais fácil
Como podar as plantas a partir da espécie
É possível promover a poda de diversas maneiras. Você pode cortar os galhos acima de seus pequenos nós, onde um novo ramo irá crescer ou eliminar todo o galho, bem rente ao caule ou ao ramo mais próximo. Ademais, existe uma forma mais adequada de podar as plantas.

Com o instrumento certo, uma tesoura ou outra ferramenta bastante afiada, passe a região de corte em uma chama para esteriliza-lo. Em seguida, após esfriar, é só cortar. Para evitar o surgimento de pragas ou doenças, invista em cicatrizantes naturais como canela em pó ou própolis no que restou da área retirada.

De maneira geral, espécies frutíferas devem ser podadas um pouco antes da primavera, antes da floração, para estimular a produção dos frutos. As podas são fundamentais para a frutificação.

Outrossim, no caso dos gramados, invista na manutenção da vegetação entre 5 e 10 centímetros. Desse modo, é possível equilibrar o aumento da quantidade de brotos, sem reduzir as reservas nutritivas da planta.

Para as árvores, sempre busque uma boa cicatrização, então, corte os galhos rente ao tronco. Dependendo da espécie, existem as podas de limpeza, retirando os ramos desinteressantes, e as podas de contenção, que ajustam a vegetação ao local ou visa a circulação de pessoas. Em ambos os casos, é melhor podar as plantas o mais cedo possível para menores danos.

Continue lendo: Como podar suculentas corretamente? 5 segredos que você não sabe sobre a poda