Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Tomate( Reprodução Canva)
Tomate( Reprodução Canva)

Fortalece os fios e alivia dores: 7 vantagens do tomate que você não pode ignorar mais, confira

Curitiba, 28 de maio de 2022, por Caroline Fortunato- O tomate é considerado o alimento mais versátil e nutritivo que está na mesa dos brasileiros. Por causa dessa versatilidade, ele é utilizado de diversas maneiras, tanto cru, como cozido ou até processado. Inclusive, muitas pessoas confundem, mas o tomate é um fruto, você sabia?

Isso mesmo, esse é uma fruto que possui diversos nutrientes que proporcionam uma série de benefícios para saúde. Sendo assim, iremos te mostrar os 7 principais benefícios que o tomate possui e quais os seus nutrientes. Vamos lá!

Confira também: Quais cogumelos são comestíveis? Veja as opções para consumir sem medo
Benefícios do tomate
O site Globo Rural, em 1 de fevereiro de 2020, escreveu uma matéria sobre a importância do consumo do tomate, por conta de todos os benefícios que possui. Ele é fonte de um dos mais poderosos antioxidantes, o licopeno, ainda mais, tem substancias anti-inflamatórias. Sendo assim, que não iria querer consumir esse alimento em suas refeições? Além de ter uma concentração de nutrientes, ainda auxilia a desinflamar o corpo. Portanto, confira agora os seus 7 benefícios.

Tomate( Reprodução Canva) Tomate( Reprodução Canva)
1 – Pele saudável
Consumir o tomate regularmente ajuda no aspecto da pele, diminuindo os poros, como também na proteção da pele. Além disso, se você sofre com acne, ele será um excelente aliado porque vai ajudar na cura.
2 – Ossos saudáveis
Lembra do licopeno? Pois, então, esse antioxidante melhora a massa óssea, auxiliando no combate a osteoporose. Ainda mais, seus nutrientes fortalecem e reparam os ossos.
3 – Proteção Solar
Aqui, mais uma vez se tem o licopeno entrando em ação e ajudando a melhorar a pele contra os danos provocados pelo sol. Assim, faz se uma excelente opção de consumo.
4 – Redução da pressão arterial
O licopeno juntamente com outros nutrientes auxilia na melhora da saúde cardiovascular. Ainda mais, faz com que deixe a pressão arterial estável.

Ademais,veja: Já conhece os benefícios da beterraba? Confira o que esse alimento afrodisíaco vai fazer por você
5 – Redução de dores crônicas
Por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, o tomate auxilia na redução de dores crônica. Ou seja, o seu consumo vai ajudar a reduzir inflamações e, consequentemente, trazer alívio para dor.
6 – Auxilia na perda de peso
Devido à junção de suas propriedades antioxidantes, do seu baixo nível calórico e seus ricos nutrientes, o tomate é um ótimo aliado para compor uma dieta balanceada. Dessa forma, tem-se também um excelente auxílio no processo para a perda de peso.
7- Prevenção de câncer e Alzheimer
O licopeno auxilia no combate de radicais livres, que evita o envelhecimento precoce do organismo e ajuda a prevenir doenças como alguns tipos de câncer e Alzheimer. E, aqui vai uma dica importante: a maior concentração do licopeno está no tomate mais vermelho.

E agora que já conhece os principais benefícios do tomate, veja quais são os nutrientes que fazem tudo isso possível. Além do licopeno, que foi muito citado, tem também as vitaminas A e C. O complexo de vitaminas B e os minerais potássio, fósforo e magnésio também fazem parte da composição.

Para fechar com chave de ouro, o Agro Notícias tem uma dica importante de consumo. Embora o tomate possa, sim, ser consumido todos os dias, a quantidade correta é 1 tomate de 100g ou 6 unidades do tipo cereja por dia.

Continue vendo: Confira os inacreditáveis benefícios do aipim agora mesmo e inclua esse alimento a sua dieta

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.