Veja qual a real textura do seu cabelo e como cuidar de cada tipo

Veja agora quais é a real textura do seu cabelo e como cuidar de cada tipo, da forma correta sem se confundir mais

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


Manaus, hoje, 10 de julho, por Jonas Santos — Conhecer o seu tipo de cabelo é muito importante para você seguir o cronograma capilar correto. Afinal, cabelos lisos não são bons para cabelos cacheados, e há ondas no meio. Conheça agora todas as texturas do cabelo.

Continua depois da publicidade

Além das diferentes formas e texturas que diferenciam o cabelo, para ter um cabelo bonito e saudável, é importante saber cuidar bem dele. Para isso, veja essas dicas que o blog Vida de Casa preparou para você.

Continua depois da publicidade

Conhecendo as texturas do cabelo

Antes de entender as diferentes estruturas do cabelo, você deve entender algumas coisas. Por exemplo, que existem, pelo menos quatro tipos diferentes de estrutura dos cabelos. É isso que você irá aprender agora nesse post e como cuidar de cada diferença.

Continua depois da publicidade

Lisos

Vamos começar pelo mais fácil, o cabelo liso. Você sabia que existem quatro tipos de cabelos lisos? Sim, dentro do seu tipo de cabelo existem 3 outros subtipos: Tipo A, Tipo B e Tipo C. Portanto, cada um tem suas peculiaridades.

O cabelo liso é sempre numerado 1. Obviamente,  estão classificados em tipos 1A, 1B e 1C. O primeiro deles, 1A é  o tipo de cabelo que você costuma ver em asiáticos, super lisos e finos. Por isso, é comum que eles sejam mais oleosos.

Já o tipo B2 é aquele tipo de cabelo que você pode perceber que são mais grossos. Portanto, os fios costumam ter mais volumes e são mais fáceis na hora de pentear.

Por último, mas não menos importante, temos o tipo 1C, que é um cabelo liso muito grosso. Ele não possui tanto brilho e nem muito óleo na raiz do cabelo.

Ondulados

Agora passamos para a segunda categoria de textura dos fios. Os cabelos ondulados também estão classificados em subtipos. Dessa vez, estão divididos em tipo 2, eles sendo do tipo A, B e C.

Você percebe a diferença nos cabelos ondulados pela forma que eles formam ondas. E essas ondas possuem formato de “S” e podem ser confundidos com os normais “armados” se não forem cuidados.

Por exemplo, o cabelo 2A é o cabelo liso mais próximo do cabelo liso 1C, apenas com mais ondas e cabelos mais finos. O tipo 2B é o mais maleável de todos e podem ser os mais fáceis na hora de pentear.

Finalizando essa categoria, temos o tipo 2C, que é ondulado e mais cacheado. Você consegue perceber a sua raiz mais lisa, porém não escorrida. Basta usar um creme mais pesado para perceber mais ondas.

Cacheados

Na terceira categoria, temos os cabelos cacheados, classificados em tipos 3A, 3B e 3C. O primeiro tipo de cachos é o 3A. Ele é mais fechado que os formatos no tipo 2.

Porém, as suas raízes são mais onduladas. Os cachos são mais difíceis de serem desfeitos. Por isso, você consegue notar a diferença entre esses dois subtipos de fios.

O cabelo que parece uma mola apertada, enrolado desde a raiz, e não perde a textura se você mexer muito, podemos classificar no 3B. Essa categoria é definida muito mais pelo fator encolhimento, pois, quando estica uma mecha, ela volta para o lugar ao soltar.

Por fim, temos o cabelo 3C. Os cachos são bem mais fechados que os citados anteriormente. Por isso, quando você for cortá-lo, deve ter bem mais cuidado. O fato encolhimento é bem maior que o 3B. Além disso, são considerados mais secos e precisam de produtos mais pesados para ficarem no lugar.

Crespos

Para finalizar, temos o subtipo 4A, 4B e 4C. Eles estão na categoria dos crespos. O primeiro deles, tipo 4A possui molas bem fechadas. São tipos de cabelos mais frágeis e podem sofrer bastante com corte químico, caso você faça algum procedimento errado.

A mesma coisa para os outros dois subtipos. Logo, o cuidado para os cabelos 4B e 4C são basicamente o mesmo que para o primeiro. Eles podem passar a impressão de serem mais resistentes e isso é o que pode causar mais danos aos fios. Lembre-se que são mais finos, portanto, mais frágeis.

Agora que você já conhece todas as texturas do seu cabelo, está na hora de aprender a ver qual seu tipo real de fios. Você encontra várias dicas incríveis de como cuidar cada textura do cabelo pela internet. Por fim, deixe aqui embaixo nos comentários o que você achou.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais