Aprenda a fazer uma muda de pimentão corretamente: o segredo está na feira

As sementes que serão utilizadas vão ditar a saúde e exuberância do seu pimentão

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, 18 de junho por Lucca Ranoya – Plantar pimentão é um processo bem fácil. Hoje, vamos te dar dicas de como escolher as melhores sementes para que o seu pé de pimentão fique robusto, grande e produza frutos doces, de muita qualidade.

Continua depois da publicidade

A primeira dica, que talvez seja a sacada mais importante é: escolha uma boa semente. A genética é tudo quando falamos de cultivo vegetal. Claro que, exceções existem. Mas, na maior parte das vezes, você utilizar, no seu plantio, sementes de um pimentão saudável, grande, saboroso e robusto, vão te gerar um pé saudável, grande e resistente à pragas e doenças. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer uma muda de pimentão corretamente: o segredo está na feira - Reprodução Canva Aprenda a fazer uma muda de pimentão corretamente: o segredo está na feira – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Veja aqui as melhores dicas para você cuidar do seu tomatinho cereja
Vá à feira
A dica número 1 para que você plante um pimenteiro que te gere frutos grandes, suculentos e saborosos, é escolher as sementes de um pimentão que tenha as mesmas qualidades. Portanto, vá à feira e pegue o pimentão mais bonito que encontrar ali. Se o fruto daquele produtor está daquele jeito, sua genética deve ser a mesma. Dessa forma, escolha um bom pimentão para começar o seu plantio.
Germine a semente de pimentão e prepare a terra
Então, para germinar a semente, retire o corpo interno do pimentão, o local onde as sementes ficam e reserve. Em seguida, prepare uma mistura de terra, onde irá germinar e cultivar o seu pé de pimentão. Algo em torno de 60% esterco curtido, 30% de terra vegetal de qualidade e 10% de areia lavada, formará uma boa mistura de solo para as pimentas, de uma forma geral.

Leia mais aqui: Entenda o motivo da sua pimenteira ficar feia de repente

Ademais, coloque um pouco de calcário na terra, algo em torno de 20 gramas por metro quadrado de cultivo, para retirar a acidez do solo. O pimentão é uma espécie que prefere o solo menos ácido para prosperar. Por fim, coloque a cobertura morta, usando grama ou outro material orgânico, seco, para finalizar a preparação da terra.

Dessa forma, você estará pronto para germinar a semente. Retire duas ou três sementes, da polpa central e coloque na parte central da terra preparada. Assim, 1 centímetro de profundidade já é o suficiente.

Isso porque caso uma semente não “vingue”, terá outras para apostar. Assim, não perderá tempo esperando uma semente que não irá germinar. Entretanto, se mais do que 1 semente, germinar, deixe apenas uma no local. Doe ou transfira as demais para outras terras de plantio. Por fim, regue e aguarde.
Manutenção final do seu pimentão
Então, para finalizar, veja a sua semente se tornar muda e cultive-a com carinho, provendo as necessidades solares, de rega, de temperatura, adubação e prevenção de pragas, durante todo o processo. Em cerca de 110 dias, você terá frutos lindos, prontos para serem colhidos. Contudo, nos primeiros 30 dias, deixe a sua muda fora do sol direto. Depois, comece a expô-la gradualmente, para evitar choques de radiação excessiva. Esperamos que tenha gostado das dicas! Bom cultivo!

Não saia antes de ler: Pés macios e hidratados sem segredo; confira essa receita incrível

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais