Aprenda aqui como plantar repolho! Passo a passo simplificado

O repolho é um vegetal que traz muitos benefícios para sua saúde

Foto do revisor (Lucca)
Revisado por: (Lucca)
Anúncio


São Paulo, quinta-feira, 9 de junho por Lucca Ranoya – O repolho é um vegetal relativamente simples de ser plantado. Afinal, ele não ocupa muito espaço e não requer condições extremamente especiais. Além disso, é uma bomba nutricional, com muitos antioxidantes e fitoquímicos que podem ser benéficos para a saúde humana.

Continua depois da publicidade

Hoje, o Vida de Casa trouxe esse artigo para que você entenda, em um passo a passo simplificado, o que você precisa fazer para plantar o seu repolho. Aliás, quem cultiva, sabe que um dos grandes prazeres da vida é poder plantar e colher algo com os seus esforços e cuidados.

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Dicas de organização para uma cozinha impecável: conceito minimalista
Comece com uma muda de repolho
Em primeiro lugar, facilite a sua vida. Comece a plantar a partir da muda. Geralmente você encontra mudas de repolho em lojas de jardinagem e, às vezes, até online. Caso viva o privilégio de morar em sítio ou fazenda, veja se não possui um vizinho que cultiva para pedir ou trocar mudas com ele.
Clima ideal
Então, antes de analisar o local do cultivo, analise o clima. Os repolhos se dão bem no outono e inverno. Naturalmente, preferem climas um pouco mais frios (não gelados). Dessa forma, plante no final do verão e começo de outono para aumentar as chances de um pleno desenvolvimento do vegetal.
Prepare a terra
Com isso, prepare o solo de plantio. Se for plantar em vaso, busque um vaso grande de largura e com pelo menos 70 centímetros de profundidade. Assim, não limitará o crescimento do seu repolho. Use terra vegetal de qualidade com um pouco de adubação orgânica, como por exemplo, esterco curtido, húmus de minhoca, produto da compostagem, etc, misturado nela.

Continua depois da publicidade

Aprenda aqui como plantar repolho! Passo a passo simplificado - Reprodução Canva Aprenda aqui como plantar repolho! Passo a passo simplificado – Reprodução Canva

Leia mais aqui: 3 pontos da cozinha que você nunca imaginou que estariam sujos

Existe uma forma de adubação que quem cultiva chama de “adubação de cobertura”. É um tipo de aplicação que é feita sobre a terra, após a muda ter sido plantada. Aliás, caso queira fazer essa técnica de adubação, utilize adubos líquidos ou algum tipo de bokashi. Entretanto, sempre lembre de ser comedido e de respeitar as quantidades.

Adube a sua muda, um pouco, a cada 45 dias, com as quantidades corretas. A quantidade correta está disposta na caixinha do adubo que comprou. Isso depende da marca e da concentração do produto.
Plantando o repolho e realizando a sua manutenção até a colheita
Por fim, cave um pequeno berço, de 20 centímetros de profundidade e coloque a sua muda ali. Utilize a terra sugerida acima. Certifique-se de que não está excessivamente compactada e que é drenante o suficiente para impedir empoçamentos.

Cubra a sua muda com a terra e realize a primeira rega. Como de costume, até a sua muda enraizar, regue diariamente o solo e o mantenha sempre úmido. Isso é fundamental para a raiz “pegar” no solo. O repolho precisa de ao menos 6 horas de sol direto para se desenvolver legal. Luminosidade é fundamental para o seu sucesso.

Ademais, fique de olho em possíveis pragas e invasores indesejados. Caso perceba uma suposta doença ou invasão, trate o mais breve possível, para que seu repolho tenha chances de se recuperar. A manutenção deve ser feita de acordo com as necessidades da espécie.

Se plantar em solo aberto, regue diariamente ou quando perceber que o solo secou. Isso porque a vazão de água, nesse caso, costuma ser maior e te permite colocar uma maior quantidade de água sem ameaçar a sua muda. Em vasos, regue somente quando perceber que a terra está ficando seca.

Sendo assim, depois de mais ou menos 120 dias do plantio da muda, se tudo der “certo”, o seu repolho poderá ser colhido. Um dos sinais que a planta da é o enrolamento das suas folhas internas, próximas à cabeça. Boa colheita!

Não saia antes de ler: Nunca mais jogue panos de prato fora; aprenda a deixá-los branquinhos novamente

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais