Entenda quais são os cuidados essenciais que você precisa ter com o seu tomateiro

Um guia simples que te informa sobre os cuidados principais que você precisa ter com o seu tomateiro

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, terça-feira, 14 de junho por Lucca Ranoya – Como qualquer planta, o tomateiro precisa de cuidados durante o seu desenvolvimento. Ainda mais se for cultivado de forma orgânica, sem o uso de defensivos agrícolas. Se você pode cultivar sem usar veneno na sua planta, melhor não é mesmo?

Continua depois da publicidade

O Vida de Casa separou hoje, um artigo que vai te dar algumas dicas de cuidado para fazer com que o seu tomateiro prospere. Com a sua ajuda, ele pode ficar ainda mais volumoso e bonito. Além disso, vamos te dar uma dica de defensivo orgânico que combate uma série de problemas que o seu tomateiro pode enfrentar. Acompanhe.

Continua depois da publicidade

Entenda quais são os cuidados essenciais que você precisa ter com o seu tomateiro - Reprodução Canva Entenda quais são os cuidados essenciais que você precisa ter com o seu tomateiro – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Receita de pudim de maizena com Nescau: saiba como fazer em casa com 3 ingredientes
Garanta as necessidades básicas do seu tomateiro
Antes de começar, a primeira dica é a seguinte: estude as necessidades básicas de um tomateiro. Veja qual a acidez correta do solo, qual o nível de exposição solar necessária, se vai fazer uma adubação, qual a periodicidade dela, quanto regar e quando regar, etc.

Com tudo isso no lugar, comece a pensar sobre defensivos. O tomateiro orgânico, pode ser vitima de ataque de fungos, insetos e ácaros, que podem acabar com a vitalidade da planta. Mesmo que faça tudo “corretamente”, fica difícil evitar 100% o acontecimento desses ataques.

A melhor opção é entrar com defensivos efetivos e orgânicos (melhor para você depois, quando for comer o tomate) quando perceber o início de algo como a larva minadoura, cochonilhas ou oídeos. A melhor dica que podemos te dar é entrar com um tratamento assim logo no início do problema.

Leia mais aqui: Como temperar costela de porco para assar no forno? Veja dicas de temperos que super combinam
Defensivos naturais que resolvem os problemas mencionados acima
Enfim, existe um tipo de defensivo muito eficiente para os problemas mencionados acima. O óleo de andiroba. Para utilizá-lo dessa forma, basta diluir 2 ml de óleo em meio litro de água, colocar em um borrifador e aplicar diretamente sobre o fungo ou inseto invasor.

Geralmente, os fungos aparecem na parte superior das folhas, portanto, aplique lá. Caso esteja buscando combater ácaros, aplique a mistura na parte de baixo das folhas. A vantagem do óleo de andiroba, quando comparamos com o enxofre solúvel, por exemplo, é o óleo ser preventivo e “pegar” melhor na folha. Bom cultivo!

Não saia antes de ler: Aprenda a podar melão e criar frutos doces do seu pé de fruta

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais