Você sabe podar as plantas de frutos terrestres? Guia resumido para podar melancia, melão e abóbora

Entenda a diferença entre flores macho e fêmea, para realizar a poda

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, segunda-feira, 13 de junho por Lucca Ranoya – Você já teve a experiência de plantar melão ou melancia? São plantas de fácil cultivo, mas precisam de alguns cuidados especiais para poderem se desenvolver plenamente. Um deles, é a poda bem feita, no local certo e no momento de desenvolvimento correto.

Continua depois da publicidade

O Vida de Casa trouxe algumas dicas de poda, que podem fazer com que a sua planta fique maior, mais forte, desenvolva mais resiliência e entregue frutos mais doces para você colher na colheita. Vale a pena conferir esse guia resumido de poda que preparamos para você. Bom cultivo!

Continua depois da publicidade

Você sabe podar as plantas de frutos terrestres? Guia resumido para podar melancia, melão e abóbora - Reprodução Canva Você sabe podar as plantas de frutos terrestres? Guia resumido para podar melancia, melão e abóbora – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Cultive mamão em vaso! Veja como é fácil
Entenda quais são a ramas femininas dos melões, abóboras e melancias
Antes de tudo, os melões e melancias se desenvolvem em ramas que se espalham pelo chão. Essas ramas possuem terminações, que são os locais onde as flores e os brotamentos da planta, acontecem. Para fazer a poda correta da sua planta de melão, melancia ou abóbora, se torna importante reconhecer qual local forma flores que são femininas e qual forma flores masculinas.

Mas, qual seria o motivo disso, você deve estar se perguntando. O motivo é claro e objetivo. Flores femininas produzem frutos e flores masculinas não. E, se você cultiva e tem o objetivo de colher as melancias, melões e abóboras, você precisa de flores femininas para isso.

Enfim, geralmente, o ramo principal do pé de melancia desenvolve ramas secundárias e terciárias, que saem e crescem para os lados da verdinha, divergindo do ramo principal. O ramo principal da planta geralmente cresce até o final da vida da planta e acaba sugando a energia dos outros ramos.

No final do ramo principal, quase sempre se encontra uma flor macho. Em contrapartida, nas ramificações secundárias e terciárias, você encontra as flores fêmeas, que vão gerar os doces frutos que todos querem.

Leia mais aqui: Como cuidar e cultivar beijo pintado? Veja dicas super práticas neste conteúdo
Como fazer a poda da forma correta
Dessa forma, o que você deseja são as flores fêmeas. Portanto, a poda deve ser no final do ramo principal, para que você retire a flor macho do pé e para que a planta pare de mandar energia e seiva para o crescimento desse ramo.

Se cortar as partes que possuem as flores macho e poupar a sua planta de mandar energia para locais que não produzem frutos, adivinha só o que acontece? A sua amigona começa a enviar energia para as ramificações secundárias e terciárias, onde são produzidas as frutas.

Isso deixará os frutos maiores, com mais água, provavelmente mais doces e saudáveis. Quando for cortar, corte nas divisórias das ramificações, locais que são chamados de gemas. Sempre use uma tesoura de poda, devidamente higienizada e faça o corta na diagonal.

Com essa dica, sempre pode quando perceber que o ramo está crescendo para locais que não produzem fruta, sempre cortando depois do nascimento da terceira folha do ramo original, para preservar a matriz na sua amada. Com isso, em alguns dias, você verá os frutos do se pé encherem e poderá, se tudo der certo, colhê-los em algumas semanas!

E em até dois meses você consegue colher a melancia. Alguns melões demoram mais semanas, mas todos ficam dentro de um período de no máximo 6 meses entre germinação e colheita do fruto (é o caso de alguns tipos de abóboras). Esperamos que essas dicas tenham te ajudado!

Não saia antes de ler: Como cuidar e cultivar beijo pintado? Veja dicas super práticas neste conteúdo

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais