3 dicas para deixar a sua samambaia grande e vistosa

A samambaia possui muitas espécies diferentes

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, sexta-feira, 24 de junho por Lucca Ranoya – A samambaia é uma planta que se desenvolveu, durante toda a sua evolução, em florestas fechadas. Portanto, ela não gosta de locais muito expostos ao vento e correntes de ar fortes. Isso porque, no cenário do seu crescimento natural, as florestas, com suas grandes árvores, protegiam as plantas menores de ventanias muito agressivas.

Continua depois da publicidade

Além disso, a rega da sua samambaia deve ser feita por imersão. Calma, nós vamos te explicar a seguir o que isso significa. É relativamente esperado que o solo em que você cultiva a sua samambaia fique mais seco do que o solo de outras espécies e tipos de plantas. Isso acontece porque, geralmente, as samambaias são cultivadas suspensas, em locais altos, no interiores de casas e apartamentos. E a preguiça que dá, pegar um banco todo dia para regar a verdinha encostada no teto? Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

3 dicas para deixar a sua samambaia grande e vistosa - Reprodução Canva 3 dicas para deixar a sua samambaia grande e vistosa – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Cacto Rabo-de-macaco: conheça a suculenta peluda que dá flores
Aprenda a fazer a rega por imersão
Em primeiro lugar, utilize um vaso com furos drenantes para realizar a rega por imersão. Então, pegue um recipiente que seja largo o suficiente para conter o seu vasinho com a sua samambaia e encha ele de água. Em seguida, insira o vasinho ali, de uma forma que a água fique somente 1 centímetro abaixo da altura sua borda. Ainda assim, a água utilizada não deve estar gelada. Faça a troca da água no recipiente diariamente ou a cada dois dias.
Utilize cálcio líquido para suplementar a planta
Em segundo lugar, para deixar a sua planta vistosa, robusta, verde e bem cheia, ela precisa estar em dia com a sua nutrição. Em casos em que a sua samambaia está fraca, quase morrendo e debilitada, uma boa dose de cálcio pode fazer milagres para o processo de recuperação da planta. Afinal, as samambaias são plantas que utilizam bastante cálcio no seu desenvolvimento!

Entretanto, ele precisa ser na forma líquida, pois, usar casca de ovo ou farinha de ossos, proverá uma liberação muito lenta do mineral, o que pode não ser o suficiente para salvar uma planta em estado crítico. Portanto, use um suplemento na forma líquida. Se usar o cálcio da Forth (empresa que vende adubos e suplementos vegetais), chamado Equilíbrio, deve colocar duas tampinhas do produto em 1 litro de água, a cada meses.

Leia mais aqui: Aprenda de uma vez a escolher frutas e vegetais

Contudo, em casos mais críticos, utilize 1 tampinha do produto em 1 litro de água a cada mês. Coloque o cálcio líquido diretamente na água de imersão da sua samambaia e deixe por 1 dia inteiro ali. Troque no dia seguinte e repita o processo a cada 30 ou 35 dias, por 4 meses.
A importância do gancho no cultivo da samambaia
Enfim, a última dica é utilizar um gancho mais longo para suspender o vaso da sua samambaia. Isso porque os ganchos vendidos com a planta, geralmente são muito curtos e podem causar um abafamento na parte superior. Portanto, utilize ganchos de 80 centímetros de comprimento.

Ademais, prenda o gancho nas bordas do pratinho específico para o cultivo de plantas suspensas. Está pronto. Com essa três dicas, você vai elevar o nível do cultivo da sua samambaia e poderá salvar samambaias que estão tendo dificuldade em se desenvolver. Por fim, os processos de crescimento e recuperação são lentos e não acontecem de um dia para o outro! Paciência e consistência de cultivo.

Não saia antes de ler: Descubra qual o melhor tipo de azeite e quais são os seus benefícios; confira

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais