Aprenda a cultivar a begônia maculata e veja dicas de cultivo

Veja um passo-a-passo simples para plantar a begônia maculata

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


Manaus, terça-feira, 14 de junho, por Jonas Santos – Existem várias espécies de begônias, cada uma com uma beleza diferente. Uma bastante conhecida é a begônia maculata, uma planta com beleza única. Hoje, vamos mostrar para você um passo a passo simples de como cultivar a begônia maculata e algumas dicas simples.

Continua depois da publicidade

A begônia maculata gosta de solo fértil rico em matéria orgânica. Portanto, você pode usar um substrato pronto para uso que contenha essas propriedades ou usar uma mistura de solo comum, solo vegetal e húmus de minhoca. Enfim, veja agora um passo-a-passo para plantar a begônia maculata em sua casa com o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Entenda quais são os cuidados essenciais que você precisa ter com o seu tomateiro
Aprenda a plantar a begônia maculata
Passo a passo para montar o vaso

Continua depois da publicidade

Escolha um cachepô com pelo menos 15 x 20 cm. Se o vaso não tiver furos, faça. São essenciais para a fácil drenagem da água;
Use argila expandida ou pedra de construção para fazer uma camada de drenagem no fundo. Esta etapa é importante porque ajuda na drenagem e protege as raízes quando o vaso é colocado em uma superfície muito quente (no caso de cultivo ao ar livre);
Em seguida, coloque o substrato na metade do vaso. Centralize as mudas com cuidado, principalmente ao trabalhar com as raízes. Em seguida, recheie as bordas com a mão e afofe, para que a maça fique firme;
Se as mudas estiverem bem desenvolvidas, use um vaso com apoio do mentor para dar mais robustez;
Por fim, regue e veja se a água escoa rapidamente da superfície e pelos orifícios da panela.

Luminosidade
A begônia maculata deve ficar em luz total é sombra parcial, então coloque o vaso em um local que receba algumas horas de luz solar direta por dia (duas a quatro no máximo) ou sem luz solar direta, apenas luz.

A begônia maculata é uma planta anã que cresce nas florestas brasileiras. Por isso, está sempre protegido pelas copas das árvores. Assim, os melhores espaços são aqueles bem iluminados, mas fora do alcance do sol.
Frequência de rega
As begônias gostam de solo úmido, por isso é importante regá-las uma ou duas vezes por semana. A frequência varia de acordo com as condições climáticas da época e a área de cultivo.

Neste caso, é importante prestar atenção ao estado do substrato. Certifique-se de que a água possa fluir facilmente pelos orifícios do vaso, pois as obstruções podem causar água parada e danificar as raízes de suas plantas.
Onde colocar o vaso
Em um apartamento, observe os ajustes planejados no espaço escolhido. Coloque a begônia maculata em um aparador perto de uma janela ou mesa é uma ótima opção. Além de ser bom para o crescimento, a entrada de luz também deixa o cômodo mais bonito!

Continue lendo: Adubo caseiro para orquídeas e frutíferas; surpreenda-se com os resultados

Enfim, agora que você sabe como cultivar a begônia maculata, procure o material necessário, siga o passo a passo e as dicas e plante-a em sua casa. Como são extremamente bonitas, podem ser um ponto forte na decoração da sua casa ou jardim.

Confira agora: Aprenda a renovar a casa sem estourar o orçamento; confira essas dicas incríveis

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais