As 2 formas de plantar mandioca para ter uma super produção

Entenda como plantar da forma correta para obter uma mandioca macia

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, 26 de julho por Lucca Ranoya – A mandioca é um alimento amado por muitos brasileiros, protagonista na formação da nossa história e identidade cultural. Apesar de ser venenosa quando consumida crua, se torna um alimento nutritivo e saciante quando preparada da forma correta. Enfim, a parte comestível da planta são as raízes, que crescem profundamente em solos mais arenosos e drenantes.

Continua depois da publicidade

O que muita gente não sabe, é que existem várias formas de plantar a mandioca, que geram resultados de colheita diferentes. Por exemplo, se o solo for muito compactado, isso dificultará o desenvolvimento de raízes mais grossas. Em contrapartida, solos muito arenosos, de baixo valor nutritivo podem prejudicar o crescimento das mesmas. Portanto, é preciso achar um equilíbrio, que vem da sabedoria de quem planta faz tempo. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade
As 2 formas de plantar mandioca para ter uma super produção - Reprodução Canva
As 2 formas de plantar mandioca para ter uma super produção – Reprodução Canva

A importância da maniva da mandioca

A maniva é a parte aérea da planta, que pode ser chamada de haste ou rama. Ela possui pequenos anéis que se repetem pela extensão do galho, até chegar as folhas. As manivas são uma das formas de se reproduzir a mandioca, já que tem potencial de brotamento bem elevado. Para escolher o melhor material atente-se a:

Continua depois da publicidade
  • Escolher uma maniva jovem e saudável;
  • Utilizar o terço médio da haste;
  • Analisar se ela não possui nenhum tipo de infecção ou praga;
  • Cortar na diagonal com uma material devidamente higienizado.

Com a sua maniva em mãos, é hora de escolher o local de plantio. Aliás, prefira sempre solos abertos ao invés de vasos, porque assim a sua mandioca terá mais espaço para crescer. Enfim, o clima deve ser mais próximo do quente, afinal é uma espécie tropical.

Dicas de cultivo

Além das 2 formas que serão explicadas adiante, durante a fase de desenvolvimento da sua planta, sempre mantenha o solo levemente úmido. Isso é extremamente importante para a boa saúde do seu pé de mandioca, visto que ele é muito sensível à secas. Contudo, cultive em um solo drenante para que não haja o alagamento do terreno. Por fim, plante em meados de novembro e dezembro, épocas mais chuvosas.

Plantando mandioca com a maniva horizontal

Remexa um pouco a terra e coloque a haste enterrada ali de forma horizontal. Por fim, cubra a rama e realize uma rega bem insistente para umedecer o solo por completo. Algumas dicas que poderão aumentar as chances de sucesso do seu plantio:

  • O comprimento da maniva deverá ser de 1 a 1 palmo e meio;
  • Deixe secar alguns dias após cortá-la, para que as pontas sequem;
  • Mantenha a sua maniva fora do sol.

Se plantar dessa forma, a sua mandioca irá desenvolver menos raízes do que se plantar da segunda forma, ainda que isso seja irrelevante para algumas pessoas. Enfim, horizontalmente, a sua mandioca brotará para cima e, em algumas gemas da sua maniva, desenvolverá raízes que explorarão o solo.

Plantando a mandioca com a maniva vertical

O plantio vertical estimula uma maior produção de raízes. Então, a dica é fazer com uma faca limpa pequeno cortes nas laterais do galho. Assim, esses cortes estimularão o enraizamento. Dessa forma, faça de 1 a 3 cortes superficiais, sem tirar a casca, até a metade e enfinque o galho na terra, deixando a metade de cima para fora.

É importante observar os “olhos” da maniva para saber qual parte deve ser enterrada e qual deve ficar de fora. Eles são pequenas protuberâncias que lembram espinhos arrendondados. Isso porque é de lá que saem os brotamentos de folhas laterais da mandioca! Então, aperte levemente o solo, realize a rega e aguarde para que a muda cresça. Agora é só realizar a manutenção para obter uma super produção aí na sua casa.

 

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais