Conheça 4 benefícios que o chá de espinheira santa fornece

Uma das ervas mais usadas para aliviar problemas estomacais

Foto do revisor (Lucca)
Revisado por: (Lucca)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 8 de junho por Lucca Ranoya – O chá de espinheira santa é um tipo de bebida muito usada no tratamento de problemas estomacais. A espinheira santa é uma erva que pode ser cultivada em ambientes externos e internos, variando o seu tamanho entre 1 a 3 metros de altura.

Continua depois da publicidade

Hoje, no Vida de Casa, você vai saber quando utilizar esse chá, como fazer, suas contraindicações e quais os benefícios que ele pode trazer. Além disso, sempre consulte o seu médico antes de utilizar qualquer produto fitoterápico. Reações podem ocorrer e podem ser fatais! Portanto, cuidado!

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Polidor de panelas caseiro e potente; feito com ingrediente que iria para o lixo
Como utilizar e fazer o chá de espinheira santa
Em primeiro lugar, para fazer o chá, precisará comprar a erva seca. Você a encontra em mercados centrais, lojas especializadas, casas de chá e no comércio online. Para fazer, basta que você realize uma infusão com 3 colheres de sopa da erva.

Continua depois da publicidade

E o que é infusão? Infusão é uma das formas de se fazer um chá ou bebida, utilizando água quente e o pó ou extrato da erva que deseja extrair as propriedades. Para realizar uma infusão, basta que você ferva 3 xícaras de água filtrada, desligue o fogo e coloque 3 colheres de sopa da espinheira santa.

Conheça 4 benefícios que o chá de espinheira santa fornece - Reprodução Canva Conheça 4 benefícios que o chá de espinheira santa fornece – Reprodução Canva

Então, abafe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida, coe e beba. Pode ser gelado ou quente. Inclusive, você pode adicionar mel ou algumas gotas de suco de limão para dar um sabor a bebida. Claro, caso não tenha nenhuma restrição no seu protocolo. Por fim, beba espaçadamente, ao longo do dia, preferencialmente 10 minutos antes das refeições mais pesadas e primárias.

Leia também: Cordyline: saiba como cultivar e os cuidados básicos desta linda planta
Benefícios do chá de espinheira santa
Por ser fonte de antioxidantes, ter capacidade cicatrizante, anti-inflamatória, o chá, quando ingerido, proporciona uma melhora do seu quadro digestivo. A erva tem uma capacidade de aumentar a produção da camada de muco no estômago e alivia a sensação de queimação durante e após refeições.

Isso é ótimo para que tem úlceras ou outras feridas internas. Ela tem um efeito similar aos remédios inibidores da bomba de prótons. E como isso acontece? A erva possui taninos, óleos essenciais e polissacarídeos que exercem uma ação bem potente na produção de muco na parede gástrica. Confira abaixo os 4 benefícios mais notáveis que a espinheira santa fornece:

Cicatrizante;
anti-inflamatória;
antioxidante;
protetora gástrica.

Contra indicações
Enfim, as contra indicações são claras. Não devem tomar os chás e nem consumir qualquer parte da erva, grávidas, mulheres em tratamento para infertilidade e lactantes. Isso porque foi observado que a espinheira santa tem um efeito abortivo e outro de redução da produção de leite materno. Portanto, atenção mamães.

E aí, curtiu a matéria? Fique agora com o vídeo do canal do YouTube, “Dr. Juliano Teles” para mais informações sobre os benefícios da ingestão, seja em cápsulas manipuladas ou em forma de chá, da espinheira santa. Acompanhe!

Não saia antes de ler: Disco de Vinil: confira alguns passos para limpar o seu LP

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais