Orquídeas: veja como fazer a adubação suspensa sem errar

Um guia para adubar a sua orquídea em cima da árvore

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, sexta-feira, 8 de julho por Lucca Ranoya – As orquídeas são plantas bem diferentes que vivem grudadas nos troncos de árvores. Aliás, isso foi uma adaptação natural que ocorreu e permitiu que essas espécies prosperassem nas florestas com o menor esforço.

Continua depois da publicidade

Naturalmente, as orquídeas possuem raízes que precisam ficar, na maior parte do tempo, secas, para que não apodreçam. Ainda assim, existem algumas poucas espécies que se adaptaram ao solo e se dão melhor com a terra. Dessa forma, as raízes expostas ao ar absorvem brevemente a água da rega e da chuva. Mas, essa adaptação traz um ponto negativo. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade
Orquídeas: veja como fazer a adubação suspensa sem errar - Reprodução Canva
Orquídeas: veja como fazer a adubação suspensa sem errar – Reprodução Canva

A absorção de nutrientes pelas orquídeas

Como a água passa muito rápido pelas raízes, devido à gravidade, as orquídeas não têm muito tempo para absorver os nutrientes no líquido. Além disso, não têm acesso aos minerais disponíveis no solo. Assim, fica mais difícil conseguir repor os nutrientes para que a sua verdinha cresça de forma bela.

Continua depois da publicidade

Nas florestas, água das chuvas provavelmente é mais rica em compostos que ajudam as orquídeas a se desenvolverem. Lá, elas estão em um ambiente mais limpo, integrado e com mais microorganismos que podem assumir um papel importante na sua saúde. Entretanto, isso não acontece quando a cultiva em casa. Por isso, se torna importante adubar para prover algo que falta.

Conheça a adubação foliar

Uma outra forma de fazer a adubação das suas orquídeas é pelas folhas. Sim, apesar de não ser tão eficiente como a adubação terrena, é um dos modos possíveis de adubação. Afinal, se elas estão crescendo em um ambiente pobre, elas precisarão de nutrição para viver. Mas, essa adubação não toma lugar da adubação pelas raízes. Afinal, as folhas grossas das orquídeas não conseguem absorver tanto quanto as raízes.

Para fazer a adubação foliar, misture água com a quantidade correta de fertilizante foliar (veja a caixa do produto), ponha a mistura em um borrifador e aplique sobre as folhas. A frequência também varia, dependendo do produto e da concentração. Enfim, aplique sempre nos horários mais amenos do sol.

Outra forma de adubar as suas orquídeas

A outra forma de adubação é por meio do basacote. Ele é um adubo em forma de pequenas bolas, encerado, que compõem vários minerais necessários para o metabolismo da planta. Então, para fazer, coloque algumas bolinhas dentro de um saquinho permeável, pode ser um pano de filó improvisado e amarre em cima com um barbante.

Depois, amarre esse saco cerca de 10 centímetros acima do local onde suas orquídeas estão. Em seguida, faça a rega. A água irá dissolver o adubo e o gotejamento irá fertilizar as raízes expostas da sua planta. Com isso, as suas orquídeas ficarão mais fortes e felizes!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais