Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
10 Dicas de como economizar dinheiro e reduzir despesas! - Fonte: Canva
10 Dicas de como economizar dinheiro e reduzir despesas! - Fonte: Canva

10 Dicas de como economizar dinheiro e reduzir despesas!

São Paulo, 30 de junho de 2022 por Miriã Marconi. Confira formas de economizar mais dinheiro e salvar sua vida financeira!– Se você tem o hábito de não fazer contas ou pensar em custos, as chances de estourar seu orçamento são altas. Por isso, é essencial saber como economizar dinheiro.

Por isso, é importante que você perceba primeiro, que precisa usar o seu dinheiro com mais cuidado, para ter uma situação financeira melhor.

As dicas que daremos hoje à você são simples, mas, se aplicadas de forma consistente, podem fazer uma grande diferença no próximo mês e no seu futuro. Confira 10 dicas para economizar dinheiro e reduzir despesas!

Você também vai gostar de ler: As contas não param de aumentar? Veja 5 dicas para economizar água que realmente farão diferença
1. Dicas para economizar : Tenha prioridades
Quando pensamos em sonhos, geralmente temos uma lista enorme, certo? O pior erro que você pode cometer é tentar conquistar tudo de uma vez.

Mas como você pode planejar tudo isso e gastar menos a cada dia? A resposta é: tendo prioridades claras. A maioria das pessoas se sente presa ao tentar conquistar tudo de uma só vez.
Passo-a-passo para definir prioridades: siga para economizar dinheiro
Digamos que você tenha sonhos de viajar, comprar um celular, comprar uma casa e, ainda aproveitar a aposentadoria na sua lista. O primeiro passo é transformar seu sonho em objetivo! Respostas para cada item:

Quanto vai me custar?
Quando isso deve acontecer?
Por que isso é importante para mim? Quanto mais específico for o objetivo, mais fácil será incluí-lo em seu plano. Um dos pontos principais é escolher sonhos que sejam alcançáveis ​​nesta fase da sua vida.
Quando você quer cada sonho? Você pode adiar esse sonho, sem afetar sua qualidade de vida?
O que eu realmente quero? É realmente meu sonho ter minha própria casa ou morar sozinho/sair da casa dos meus pais?
Como posso tornar isso mais barato?

Leia em seguida: Quer economizar energia? Confira o uso de luzes inteligentes no quintal e na garagem
2. Economize dinheiro definindo limites
Uma das melhores maneiras de economizar (e completar suas reservas de emergência) é colocando um limite de gastos e definindo categorias para gastar seu dinheiro. Por exemplo: criar um limite mensal de R$200 para lazer. Pré-determine tetos de gastos e divida por categorias, respeite tais limites todos os meses.

Essa opção ajuda a evitar gastos desnecessários e também facilita a economia de mais dinheiro para metas futuras ou até mesmo investimentos.
3. Diga adeus às despesas desnecessárias
Streaming, assinaturas, aplicativos de comida… Essas taxas individuais são pequenas, mas dependendo dos seus hábitos de consumo, elas podem virar uma bola de neve e te impedir de economizar dinheiro.

No caso do mercado, você pode reduzir as compras de itens que costumam sobrar. Quando o assunto é roupas, você pode vender o que pagou e ainda ganhar uma renda extra.
4. Monitore seu orçamento mensal
Faça planilhas e, até mesmo, registros de entradas e saídas esses instrumentos podem te ajudar a analisar exatamente para onde está indo o seu dinheiro, seja para despesas essenciais ou não. É também uma forma de analisar se o seu padrão de vida é compatível com a sua renda mensal.
5. Tenha objetivos claros
Você quer comprar sua própria casa? Viajar para outro país? Esses objetivos só podem ser alcançados com muita organização e planejamento.

Depois de identificar as suas prioridades, é importante que você enumere os seus sonhos de forma clara e visual e quanto custará para alcançá-los. Essa ação pode atuar como um alerta de freio, quando se pensa em gastar.
6. Faça lista de compras
10 Dicas de como economizar dinheiro e reduzir despesas! - Fonte: Canva 10 Dicas de como economizar dinheiro e reduzir despesas! – Fonte: Canva

Vai ao super mercado? Então, faça sempre uma lista do que realmente precisa e não fuja dela. Pesquise possíveis descontos em produtos também.

Outra coisa, essa lista de compras é útil ainda na hora de comprar roupas e acessórios. Veja o que está no seu armário primeiro, e compre apenas o que você realmente precisa.
7. O pagamento caiu? Pague!
Coloque todas as suas contas fixas para pagar no dia seguinte, com isso, além de evitar atrasos, você pode acompanhar o restante das suas contas.

Confira esse passo-a-passo incrível! Quer economizar? Aprenda a fazer um excelente sabão líquido caseiro pela metade do preço
8. Anote tudo o que você gasta no seu dia
Sim, anote tudo, não perca nada. Leve uma agenda ou um bloco de notas do celular com você. Separe todas as suas despesas, diga qual cartão você usa, se vai pagar em dinheiro, cartão de débito ou crédito, se vai parcelar, observe todos esses detalhes.
9. Adie compras altas para economizar dinheiro
Sempre achamos que precisamos de um produto e depois que saímos para comprá-lo, é comum perceber que acabamos comprando por impulso.

Portanto, antes de comprar um celular novo, por exemplo, adie tal compra por alguns dias. Isso evita compras feitas no calor da emoção.
10. Sempre que possível, escolha pagar à vista!
Qual é a melhor maneira para se evitar dívidas, do que pagar em dinheiro? Essa forma de pagamento é a melhor e melhor para quem quer mais controle na hora de comprar. Afinal, quando vimos o dinheiro se despedindo, conseguimos desenvolver uma fechadura que não existia para quem comprava com crédito.

Gastar menos do que ganha é fundamental para manter suas finanças em ordem. Sua vida financeira deve ser o resultado de escolhas ponderadas que reflitam a sua situação financeira.

Seguindo essas dicas, você conseguirá economizar muito dinheiro no final do mês, para investir ou levantar o valor que precisa, para começar o negócio dos seus sonhos, dentre muitas outras possibilidades.

Se você gostou, não deixe de compartilhar este artigo com amigos ou familiares que podem estar à busca de sugestões para melhorar a gestão financeira individual!

Leia agora mesmo: 4 formas de economizar gás de cozinha que você desconhecia, confira

 

Miriã Marconi, pedagoga, comunicadora e estudante de Marketing. Atuo como redatora e copywriter há algum tempo, sempre tive o sonho de viver da escrita. Sou apaixonada por cinema, literatura e empreendedorismo. Acredito que as palavras podem mover o mundo e os negocios.