Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantar jaca (Fonte: iStock)
Plantar jaca (Fonte: iStock)

Descubra qual a melhor época de plantar jaca e quanto tempo leva para dar frutos

Salvador, 30 de junho de 2022, por Janaina Brito – A jaca é uma das frutas mais características do Brasil. De tamanho, cheiro e sabor marcantes, ela é matéria-prima para vários pratos e possui inúmeras aplicações. Mas, você sabia que plantar jaca pode ser muito fácil?

Essa fruteira, de nome científico A. heterophyllus, é nativa de ambientes de alta temperatura, ou seja, gosta de calor. Mas, é bem adaptada em diversas condições e possui um manejo descomplicado. Assim, confira agora, no Agro Notícias, o melhor período para plantar jaca e quanto tempo leva para a colheita.

Continue lendo: Do plantio a primeira colheita; saiba tudo que precisa sobre o cultivo de mangaba para colher os frutos em poucos anos

Plantar jaca (Fonte: iStock) Plantar jaca (Fonte: iStock)
Qual a melhor época para plantar jaca?
O período ideal para começar o plantio da jaqueira é no início da estação chuvosa, o que pode variar um pouco de acordo com a região do país. Contudo, seja como for, a espécie precisa desse grande volume de água no início de seu desenvolvimento para crescer sem dificuldades.
Passo a passo para cultivar jaca
Diferentemente da maioria das espécies frutíferas, o cultivo do pé de jaca pode ser feito através de sementes sem o comprometimento do tempo de produção ou da qualidade da planta. Contudo, você já pode adquirir a muda pronta, também partindo da semente, em lojas especializadas.

Como dito, a jaqueira prefere climas quentes e úmidos, com bastante sol e chuvas bem distribuídas. É em temperaturas elevadas, inclusive, que pode acontecer a germinação espontânea da semente. Entretanto, com um bom esquema de irrigação, essa espécie sobrevive ao subtropical e semiárido também.

Confira, a seguir: Agora ficou fácil plantar acerola: um passo a passo simples e prático como você nunca viu

Ademais, no que diz respeito ao solo, invista naqueles férteis e profundos, de preferência um pouco mais ácidos, com pH em torno de 6, que tenham um bom mecanismo de escoamento de água. Como a maioria das plantas, o substrato deve estar sempre úmido, mas, não encharcado, o que pode afetar as raízes.

Desse modo, faça a semeadura em pequenos sacos plásticos pretos, colando um pouco de terra areno-argilosa junto com as sementes de plantas sadias. Segundo João Mathias em matéria para a revista Globo Rural, em 11 de julho de 2014, é a partir desse método que as raízes vão começar a se desenvolver e será possível transferir a muda para o local definitivo.

Geralmente, isso ocorre quando elas atingem cerca de 15 a 20 centímetros de altura. Retire as ervas daninhas e outras pragas quando a muda chegar em 5 centímetros e espere pelo transplante da muda. As covas devem ser abertas 2 meses antes do início do cultivo. Outrossim, o pé de jaca precisa de sombra no primeiro período após o plantio, o que pode ser feito utilizando outras plantas, como palmeiras.
Quanto tempo leva para um pé de jaca produzir?
Após 200 dias do surgimento das flores, a jaqueira costuma dar frutos, o que leva de 3 a 4 anos depois do plantio. Dessa forma, tomando todos os cuidados com pragas e doenças, além de investir nas podas de limpeza e formação, você conseguirá plantar jaca e terá uma árvore produtiva e várias frutas disponíveis com o tempo.

Veja, também: Saiba como cultivar abacaxi em casa: confira esse passo e descubra se essa é uma tarefa fácil ou difícil