Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cachorro pode comer uva? Descubra o que essa fruta pode causar! - Fonte: Canva
Cachorro pode comer uva? Descubra o que essa fruta pode causar! - Fonte: Canva

Cachorro pode comer uva? Descubra o que essa fruta pode causar!

Recife, 17 de julho de 2022, por Claudia Maciel. Uvas são deliciosas para nós humanos, mas, o mesmo se aplica aos cães? Bem, infelizmente os cachorros não podem comer uva. Elas são tóxicas para eles e nunca devem ser incluídas na alimentação desses animais. Ao comer apenas uma uva o cachorro já pode apresentar sintomas de intoxicação.

Desse modo, a qualquer sinal de que seu pet tenha consumido uva, o indicado é que vá imediatamente ao veterinário. Como esse assunto é do interesse de muitos tutores, resolvemos abordar esse tema com informações para que você entenda melhor o motivo dos cachorros não poder consumir uvas.

Veja porque uvas fazem mal aos cães

Ainda não se sabe exatamente qual substancia existe na fruta que faz tão mal aos cães, porém, sabemos que pode ser extremamente letal.

Como identificar a intoxicação?

Se o cachorro comeu uva e você notar algum comportamento diferente do normal que possa ser intoxicação, o médico veterinário será o profissional que deve seguir com os procedimentos e evitar a morte do animal.

Sede excessiva, sensibilidade no abdômen, desidratação, vômito e diarreia, falta de apetite, fraqueza, maior frequência de urina ou diminuição drástica. São sintomas de intoxicação, pelo consumo de uva.

Como proceder se o cachorro comer uva

Cachorro pode comer uva? Descubra o que essa fruta pode causar! - Fonte: Canva
Cachorro pode comer uva? Descubra o que essa fruta pode causar! – Fonte: Canva

Se o cachorro comer uva ou você apenas suspeitar, procure imediatamente o médico veterinário. Caso não seja possível, você pode induzir o vômito no cachorro para tentar fazer com que ele expulse as uvas do estômago.

Contudo, se ele apresentar graves sintomas de insuficiência renal, isso não é indicado. Sendo assim, você deve levar o cachorro o quanto antes ao veterinário.

Formas de evitar que o cachorro coma uva

Como dito acima as uvas podem ser um lanche típico e saboroso para os humanos, especialmente se você tem crianças em casa. No entanto, as crianças podem derrubar as frutas permitindo que os cães consumam e, até mesmo, uma passa pode ser suficiente para deixar seu cão gravemente doente.

Sendo assim, fique de olho no seu animal de estimação e no seu filho enquanto eles comem uvas e passas pode ajudar bastante a impedir que seu cão consuma uvas e alimentos relacionados.

Alimentar as crianças à mesa ou em uma cadeira alta pode tornar essa tarefa um pouco mais fácil. Além disso, cuide para manter as uvas e alimentos relacionados adequadamente selados em sacos e evite deixar copos de vinho espalhados onde seu cão consiga beber.

Ademais, acesse nosso blog,  Mato Grosso é Agro, e fique por dentro das novidades relacionados a esse assunto e outros.