Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como evitar que o cachorro faça xixi dentro de casa? Confira 5 dicas infalíveis! - Fonte: Canva
Como evitar que o cachorro faça xixi dentro de casa? Confira 5 dicas infalíveis! - Fonte: Canva

Como evitar que o cachorro faça xixi dentro de casa? Confira 5 dicas infalíveis!

Recife, 4 de julho de 2022, por Claudia Maciel. Seu cachorro faz xixi por toda casa? Veja como evitar! Para quem ama cachorro um dos problemas encontrados é o fato deles urinar por toda casa, ou em locais indesejados por nós. Pensando nisso, eu resolvi reunir cinco dicas para te ajudar com esse problema.

A princípio, se você tiver condições de pagar um profissional para adestrar seu animal, será um bom investimento, pois, isso irá evitar muitos problemas. Mas, se você que apenas que o cachorro só urine fora de casa, essas dicas serão uteis.

Dicas para o cachorro não urinar dentro de casa

1. Der alguma recompensa sempre que ele urinar na rua

Primeiramente, isso proporciona que o cachorro entenda que fazer xixi na rua é algo bom e ele ganha com isso. Você pode oferecer um petisco, realizar um carinho e outras atitudes que deixe o animal feliz.

Pois, ele sempre irá urinar na rua com esses estímulos. Porém, faça isso apenas quando ele urinar em local adequado.

2. Aumentar a frequência e período dos passeios

Em primeiro lugar, esse deve ser um momento de calma, onde não ocorra pressa, nem estresse para o animal. O ideal é que o passeio seja por áreas verdes sem muitos fatores estressantes como carros, crianças e barulhos altos.

Além disso, alguns animais precisam se afastar do tutor para conseguir urinar, para isso é recomendado uma guia com mais de 2 metros. Se o animal ainda fizer xixi em casa, aumente a frequência dos passeios.

3. Estabeleça uma rotina para o cão fazer xixi

Como evitar que o cachorro faça xixi dentro de casa? Confira 5 dicas infalíveis! - Fonte: Canva
Como evitar que o cachorro faça xixi dentro de casa? Confira 5 dicas infalíveis! – Fonte: Canva

Ambientes diferentes e imprevisíveis, podem alterar o humor dos cães, por isso é importante que sempre o passeio seja no mesmo local, sem modificar muito a rotina do animal.

Assim ele criara uma percepção do ambiente. Principalmente se o animal for adulto, pois não aguenta muitas horas sem fazer xixi, diferente dos cães filhote.

4. Reduza o nível de estresse

Comportamentos relacionados ao estresse como fobia e ansiedade por separação (quando o tutor se separa do animal), podem ser as causas desse animal fazer xixi em casa. Ofegar, latir, chorar, nervosismo ou comportamentos destrutivos, são alguns sintomas da ansiedade por separação.

5. Limpe o xixi com produtos específicos

As áreas que o animal marca com xixi, tem um odor diferente que o convida a urinar sempre naquele local. Isso explica porque muitos fazem xixi em um só lugar.

Isso ocorre porque os cães e outros animais possuem um composto chamado de feromônio na urina, que deixam um odor diferente. Para limpar as áreas onde o cachorro urinou, utilize produtos a base de oxigênio ativo, alvejante não ajuda a limpar o local nem remover o odor.

Me conta quais dessas dicas você já utiliza, aliás, para mais informações como essa acesse nosso blog Mato Grosso é Agro e fique por dentro.