Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como fazer chipá perfeito, uma receita simples que combina com um bom tereré! - Foto: Canva
Como fazer chipá perfeito, uma receita simples que combina com um bom tereré! - Foto: Canva

Como fazer chipá perfeito, uma receita simples que combina com um bom tereré!

São José – Santa Catarina, 21 de junho de 2022, por Catherine Eleanor – Esse biscoito ou pãozinho é delicioso e faz parte dos lanches de muita gente. Aprenda a receita e faça sucesso com o chipá e um tereré ou café com leite.

Antes de mais nada, o chipá é de origem Paraguaia. Porém, é bem famoso no Brasil e principalmente os Estados de fronteira que já tem esse quitute na sua culinária local.

Leia depois: Segunda sem carne! Ideias de comida vegana da melhor e uma receita de burguer veg
Ingredientes para receita de Chipá

Polvilho – 700 gramas;
Farinha de trigo – 350 gramas;
Queijo ralado – 300 gramas;
Ovos – 4 unidades;
Leite – 1 xícara;
Óleo – 1 xícara;
Açúcar – 3 colheres de sopa;
Sal – 1 colher de sopa rasa;

Pode fazer com sementes e ervas, também pode usar açúcar e erva doce, ou até mesmo sem nada de doce ou especiarias.

Veja também: Comer de 3 em 3 horas faz bem? Como funciona a digestão? Receita bônus
Como fazer o preparo
Primeiro, aquecer o leite juntamente com óleo, sal e açúcar. Logo depois, colocar em uma forma a farinha e o polvilho e mexer bem.

Em seguida, virar a mistura de leite quente sobre a farinha e mexer com uma colher. Quando começar a esfriar colocar os ovos e queijo. Contudo, verifique antes a temperatura, porque não queremos que cozinhe os ovos na massa. Por isso precisa estar fria.

Como fazer chipá perfeito, uma receita simples que combina com um bom tereré! - Foto: Canva Como fazer chipá perfeito, uma receita simples que combina com um bom tereré! – Foto: Canva

Agora, virar a massa na bancada e amassar com as mãos. Quando ficar firme, se for usar sementes e ervas pode adicionar agora, bem como poderia entrar junto com o queijo. Dê o ponto final, unte a forma e coloque para assar.

É relativamente rápido e depende da temperatura do seu forno, no geral vai assar como um pão de queijo, em fogo médio por uns 30 minutos.
O que pode ir na receita
De antemão, tudo que colocamos no pão de queijo ou broa vai bem aqui. Por exemplo: outros queijos, goiabada, frios, doces, até castanhas. É só ir provando para não passar no doce ou sal.

Visto que, é parecido tanto com pão, quanto com biscoito, combina com recheios diversos e podem ser armazenados com facilidade no congelador (massa crua ou assada). Do mesmo modo, basta um café puro, chá ou ainda aquele tereré ou mate para completar o lanche da tarde!

Leia agora: Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido!

Olá! Aqui fala uma goiana que mora em Santa Catarina. Sou bióloga e minhas áreas de experiências são: homeopatia, plantio orgânico, agrofloresta, receitinhas de plantas com seus usos corretos e princípios ativos. Tudo na área vegetal, então comigo vai aprender tanto ensinamentos sobre as plantas, seus usos e como cultivá-las, também alguns preparos como cosméticos naturais e ainda mais, tinturas, bioconstrução e várias dicas importantes. Vem comigo.