Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como fazer óleo de coco caseiro? Aprenda agora e economize dinheiro!
Como fazer óleo de coco caseiro? Aprenda agora e economize dinheiro! (Reprodução: canva)

Como fazer óleo de coco caseiro? Aprenda agora e economize dinheiro!

Recife, domingo, 3 de julho de 2022, por Vanessa Morais — O óleo de coco ou azeite de coco é um óleo 90% vegetal e pode ser usado não somente na cozinha para o preparo de ingredientes, mas também serve para o seu cabelo e como hidratante para a pele.

Segundo alguns estudos, o óleo de coco possui propriedades beneficiais para a saúde do ser humano, por exemplo: diminui os níveis do colesterol, ajuda a manter sua pele hidratada e saudável, hidrata o seu cabelo, auxilia no tratamento da glicose, ajuda no emagrecimento e muitos outros benefícios.

O blog Mato Grosso é Agro trouxe uma receita de como você pode fazer o óleo de coco no conforto de sua casa, aprenda de uma maneira rápida, prática e econômica. Confira!

Como fazer óleo de coco caseiro

Ingredientes necessários

  • Coco maduro — 7 unidades com água dentro
  • Água morna — 500 mL
  • Água de coco — cerca 4 xícaras de chá ou quanto de água dê para aproveitar
Como fazer óleo de coco caseiro? Aprenda agora e economize dinheiro!
Como fazer óleo de coco caseiro? Aprenda agora e economize dinheiro! (Reprodução: canva)

Modo de preparo do óleo de coco caseiro

  1. Em uma panela, tire todas as águas do coco e reserve.
  2. Logo depois, com a ajuda de uma colher, faca ou qualquer outra coisa, retire a polpa existente nos cocos, em seguida, corte elas em pedaços.
  3. Leve a panela ao fogo médio e esquente a água. Dessa forma, coloque no liquidificador e misture com a polpa do coco e a água retirada do coco e bata tudo.
  4. Com um tecido limpo (pode ser um pano de prato),  coe a mistura que estará em uma forma pastosa.
  5. Pegue uma garrafa PET e corte ao meio. Feito isso, você pode colocar a parte pontuda para dentro da garrafa e derrame a mistura na garrafa e reserve. Com o plástico filme, você pode enrolar toda a garrafa e deixar descansar por 24 a 48 horas.
  6. Passado este tempo, leve a garrafa para a sua geladeira e deixe descansar por uma hora.
  7. A parte sólida da mistura na garrafa ficará na parte de cima da garrafa, essa parte é o seu óleo de coco. A parte líquida você pode usar para o seu cabelo.
  8. Em uma panela, coloque a parte mais dura e em fogo baixo, cozinhe por cerca de 5 a 10 minutos.
  9. Coe novamente e o seu óleo está pronto para uso.

De acordo com Samantha Cerquetani em artigo escrito em colaboração para o Viva Bem, do site Uol, no dia 24 de Abril de 2020, ela menciona a opinião de alguns especialistas sobre o óleo de coco, entre elas Edson Credidio, Nutrólogo e Doutor em Ciência de Alimentos pela Unicamp, o óleo de coco faz mal quando ingerido em excesso.

Por isso, é necessário o acompanhamento de profissionais, pois cada organismo age de um jeito diferente. Enfim, gostou da dica? Continue nos acompanhando.

Sou romancista desde que li meu primeiro livro. Atualmente, estou cursando o 7 período da faculdade de Jornalismo, sou social media, desinger, fotógrafa e editora de vídeos e fotos. Pretendo lançar muitos dos livros que já tenho escrito. A arte de escrever me salvou de muita coisa e por isso, pretendo ajudar pessoas através dela.