Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Altura das tomadas
Altura das tomadas; confira a importância e como escolher para o quarto, a sala e a cozinha / Fonte: Pixabay

Altura das tomadas; confira a importância e como escolher para o quarto, a sala e a cozinha

Novo Hamburgo, 3 de julho de 2022, por Jones Backes – A altura das tomadas da casa é um detalhe que pode até passar despercebido por muitos. Contudo, é importante escolher o local certo de cada uma, pois isso influencia na sua utilização. Pensando nisso, preparamos este artigo para sanar suas dúvidas sobre como escolher o ponto certo para instalação desse item no quarto, sala e cozinha. Confira.

Primeiramente, antes de entender como definir a altura das tomadas, analise quais aparelhos você pretende usar em cada cômodo. Dessa forma, você começa o seu projeto com um número certo, sem correr o risco de precisar fazer reparos futuros. Além disso, considere também as tomadas que serão usadas para objetos móveis, como carregador de celulares ou abajures, por exemplo.

Assim, leia mais: Dicas de como usar LED na decoração sem exageros e não deixar passar da medida; veja

Altura das tomadas
Altura das tomadas; confira a importância e como escolher para o quarto, a sala e a cozinha / Fonte: Pixabay

Confira a importância da altura das tomadas e como escolher para o quarto a sala e a cozinha

Embora muitos não saibam, esse detalhe é tão importante que é regulado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Dessa maneira, segundo a norma NBR 5410, as instalações , incluindo os interruptores, devem seguir um padrão para melhorar sua utilização. Nesse sentido, conforme explica o site Ehow, em texto publicado por Carol Wiley, em 20 de novembro de 2019, em todos os cômodos elas podem ocorrer segundo três níveis:

  • Altas – Nesse caso, a altura das tomadas deve estar entre dois metros e 2,5 metros(a partir do piso já acabado);
  • Médias – Devem estar entre 1,2 a 1,3 metros do piso;
  • Baixas – Por fim, as instalações baixas devem estar, no mínimo, a 30 centímetros do chão.

Desse modo, na sala você pode apostar em instalações médias e baixas, considerando os aparelhos (televisão, videogame, etc.). Já no quarto, por sua vez, tenha sempre uma instalação de altura média ao lado da cama (nos dois lados, se possível). Por último, na cozinha, mantenha instalações baixas para geladeira, fogão, e também de altura média, para o demais aparelhos.

Portanto, confira também: Tá na dúvida entre lustre e luminária para sala de estar? Confira aqui a diferença entre os dois

Confira essa dica extra

Agora, depois do Agro Notícias mostrar por que razão é importante conhecer a altura das tomadas, veja também quantas usar em cada local. Conforme explicamos mais cedo, a finalidade de cada cômodo influencia na quantidade. Para essa situação, a ABNT tem suas orientações. Desse jeito, segundo a norma, deve-se considerar o tamanho do ambiente.

Logo, de acordo com a regra, para cada cinco metros de parede deve haver apenas uma instalação. No entanto, com o aumento do uso de utensílios eletrônicos, é muito difícil seguir essa regra. Mesmo assim, se tratando de espaços pequenos, busque não exagerar e comprometer a decoração. No mais, sabendo qual a altura das tomadas usadas, coloque em prática o seu projeto e, boa reforma!

Ademais, leia também: Quer economizar energia? Confira o uso de luzes inteligentes no quintal e na garagem