Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como saber se estou ovulando? Fique atenta a esse sinal, confira! - Fonte: Canva
Como saber se estou ovulando? Fique atenta a esse sinal, confira! - Fonte: Canva

Como saber se estou ovulando? Fique atenta a esse sinal, confira!

Chorozinho, CE, hoje, 4 de julho de 2022, por Iara Costa – Como saber se estou ovulando? Essa pergunta é muito comum entre as mulheres que planejam ter um bebê, visto que, naturalmente a gravidez ocorre nesse período.

Por isso, nesse post, vamos falar sobre alguns sintomas que sinalizam que você está, sim, na época fértil. Já que, para algumas mulheres, saber o dia exato da ovulação é sinônimo de sucesso. Então, confira os sinais a seguir.

Quais os sinais para saber se estou ovulando?

A ovulação é um dos processos do ciclo menstrual, a saber, é a fase em que o óvulo é liberado do ovário e viaja para a trompa de Falópio, onde ocorre a fecundação. Logo, o período fértil costuma iniciar de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação.

Mas vale ressaltar que tudo varia de acordo com o ciclo menstrual de cada mulher. Dessa forma, um dos sinais que muito das vezes passa despercebido é que na estação fértil a mulher costuma ficar mais atraente.

Como saber se estou ovulando? Fique atenta a esse sinal, confira! - Fonte: Canva
Como saber se estou ovulando? Fique atenta a esse sinal, confira! – Fonte: Canva

Assim, seus dotes de sedução ficam mais aguçados, o que pode ser percebido até mesmo no brilho do olhar, isso de acordo com o ginecologista e obstetra José Bento de Souza, em matéria para o blog Bebê do site Abril, em 16 de maio de 2015, escrito por Suzana Dias e atualizado no dia 26/10/16.

Dor na região pélvica e alta temperatura

Nem todas as mulheres sentem, mas algumas mulheres se queixam de dores na região pélvica no período em que estão ovulando. A saber, essas dores ocorrem devido ao fato de que, o óvulo que está em processo de liberação, precisa romper com uma estrutura chamada folículo.

Outro sinal refere-se a temperatura do corpo. Isso mesmo! Quando o hormônio LH, responsável pela ovulação, está no auge, a temperatura da mulher aumenta até meio grau.

Então, segundo o Dr. José Bento de Souza, o ideal é conferir a temperatura do corpo ao acordar. Todavia, deve-se fazer a aferição pela língua e antes de escovar o dente ou alimentar-se. Isso durante os dias férteis.

Aumento do libido

Além dos sinais já elencados até aqui, outro sintoma que te ajuda a saber se está ovulando é o aumento da libido. Já que, com o intuito de concretizar a reprodução, o próprio corpo aumenta o desejo sexual durante o período fértil.

Portanto, tanto seu corpo vai liberar odores que atraem seu parceiro, como também seu olfato fica mais aguçado. Assim sendo, observe! Caso perceba que está atraída pelo cheiro de seu parceiro, isso é um sinal que você está ovulando.

Como saber se estou ovulando? Fique atenta a esse sinal, confira! - Fonte: Canva
Como saber se estou ovulando? Fique atenta a esse sinal, confira! – Fonte: Canva

Dá para saber se estou ovulando por meio da secreção

A secreção vaginal varia durante o ciclo menstrual. Logo, quando a mulher está fértil, a secreção tende a ser em maior quantidade e elástica, muito parecido com o aspecto de clara de ovo.

Isso para facilitar o acesso do espermatozoide até o óvulo. Desse modo, fique atenta a essas características. Além disso, você pode fazer também testes em laboratórios ou comprados em farmácias para saber ao certo se está ovulando.

Chegamos ao fim dessa matéria e o Mato Grosso é agro quer saber o que você achou. Então, deixa aqui nos comentários o seu feedback e compartilhe essa matéria com aquela sua amiga que quer saber se está ovulando!

Olá! Me chamo Iara Costa sou natural de Redenção e atualmente moro em Chorozinho, região metropolitana de Fortaleza - Ceará. A saber, sou mulher, esposa e mãe. Acadêmica na instituição Uninter no curso de Tecnologia em Varejo digital. Especialista em Search Engine Optimization (SEO) pela Rock University. Além disso, sou certificada em produção de conteúdo, gestão de mídias sociais e blogs corporativos.