Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Gata no cio? Confira a frequência e duração desse período! - Fonte: Canva
Gata no cio? Confira a frequência e duração desse período! - Fonte: Canva

Gata no cio? Confira a frequência e duração desse período!

Recife, 19 de julho de 2022, por Claudia Maciel. Aprenda tudo sobre cio em gatas! Os gatos apresentam o primeiro ciclo estral (reprodutivo) quando atingem a puberdade, por volta do s6 meses. Mas isso pode variar um pouco na época do ano.

Esse ciclo estral é mais conhecido como cio do gato, cada ciclo possui muitas fases e o cio é o momento em que a fêmea está receptiva ao macho. Portanto, se você cria gatos e deseja saber mais sobre o cio (fase de estro) continue lendo essa matéria e fique informado sobre tudo relacionado a esse assunto.

Fases do ciclo estral em gatas

A gata passa por cinco fases durante um ciclo de cio:

  • Proestro: dura apenas um a dois dias; normalmente nenhuma mudança no comportamento.
  • Estro (“calor”): com duração média de sete dias (variando de 2 a 19 dias), esta é a fase em que você verá mudanças comportamentais em seu gato. Esta é também a fase em que a sua gata será receptiva aos gatos machos e poderá engravidar.
  • Interestrus: este período ocorre se uma gata não ovulou. Dura de 13 a 18 dias – até que o proestro comece novamente.
  • Diestro: ocorre quando uma gata ovula (quando a gata acasala com um macho)
Gata no cio? Confira a frequência e duração desse período! - Fonte: Canva
Gata no cio? Confira a frequência e duração desse período! – Fonte: Canva
  • Anestro: esta é a ausência de qualquer ciclo de calor. Pode ocorrer como resultado de menos horas de luz do dia.

Frequência que ocorre o cio em gatas

As gatas são poliéstrica sazonais, o que significa que eles possuem diversos ciclos reprodutivos. E essa época de reprodução varia com local onde a gata reside, sob influência da luminosidade e duração dos dias.

Gatos de regiões com dias mais longos que vivem dentro de casa. No entanto, podem entrar no cio o ano todo devido ao maior número de horas de luz do dia.

Quanto tempo dura o cio em gatas?

Gata no cio? Confira a frequência e duração desse período! - Fonte: Canva
Gata no cio? Confira a frequência e duração desse período! – Fonte: Canva

Cada cio dura muitos dias, com duração média de sete dias, mas pode variar de um a vinte e um dias. Caso a gata não seja acasalada durante o cio, ela passará pouco tempo fora dele e depois de uma semana e voltará novamente.

Contudo, ela pode passar de 2 a 19 dias entre um e outro. Desse modo, o ciclo estral completo de um gato pode variar de uma a seis semanas, com a duração média do ciclo sendo de cerca de três semanas.

Como evitar que minha gata engravide?

A princípio, a melhor forma a de evitar que sua gata engravide é esterilizá-la cirurgicamente, antes que ela tenha seu primeiro ciclo estral.

Como pode ser difícil prever quando esse primeiro ciclo ocorrerá, a maioria dos veterinários recomenda realizar a cirurgia quando a gata atingir seis meses de idade. Ademais, para mais dicas como essa, acesse nosso blog Mato Grosso é Agro e fique por dentro das novidades.