Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Quais os benefícios da banana segundo a Ciência? Veja comprovação de especialistas!/
Quais os benefícios da banana segundo a Ciência? Veja comprovação de especialistas!/ "Fonte: Canva"

Quais os benefícios da banana segundo a Ciência? Veja comprovação de especialistas!

Itatiba – SP, 18 de julho de 2022, por Keila Mota – Difícil encontrar alguém que não goste de banana. Frequentemente, essa fruta é um dos ingredientes principais em diversos preparos culinários. Isso se dá por sua ampla versatilidade. 

A princípio, por sua naturalidade, não há nada demais em apenas descascar uma banana e apreciar seu sabor. É apenas uma fruta qualquer. Porém, sabia que essa simples atitude abriga benefícios e razões para que você continue a fazer isso? 

Então, é só nos acompanhar neste artigo e descobrir o que os especialistas revelam acerca desta fruta de origem asiática e tão acessível em nosso querido Brasil. E mais… Será que podemos consumir a famosa banana-da-terra crua?

Quais os benefícios da banana segundo a Ciência? Veja comprovação de especialistas!/
Quais os benefícios da banana segundo a Ciência? Veja comprovação de especialistas!/ “Fonte: Canva”

É bom comer banana todos os dias?

Antes de mais nada, como bem sabemos, existem diversos tipos de banana. O mais interessante, é que todas as versões desta fruta oferecem vários nutrientes como o potássio, antioxidantes, fibras, vitaminas e carboidratos. 

Desse modo, é recomendável consumir 1 unidade por dia. O que passar disso, pode trazer alterações ao organismo, pelo excesso de ingestão de carboidratos, existentes na fruta. Nesse sentido, um acompanhamento nutricional é importante, para equilibrar o consumo da fruta, aliado a dietas e atividades físicas.

Quais são os benefícios encontrados nesta fruta?

Segundo informações dos nutrólogos Marcella Garcez e Audie Nathaniel Momm, bem como das nutricionistas Lígia dos Santos e Amanda Mineiro, em matéria escrita para o site Uol em 16/09/2020, os benefícios da banana são bastante abrangentes:

  • Por conter flavonóides, protege o estômago e por conter um tipo de amido, auxilia na regulação e proteção do intestino;
  • Como é rica em fibras, essa fruta proporciona maior sensação de saciedade;
  • Ajuda a reduzir dores musculares e as ocasionadas por câimbras;
  • O potássio contido na fruta, é grande aliado na proteção contra doenças cardíacas, pois facilita a excreção de sódio pela urina. portanto, propicia proteção contra infarto e AVC;
  • É uma fruta rica em vitamina B6, que favorece uma boa qualidade do sono. Igualmente, por possuir triptofano, ajuda a liberar a serotonina, que é o hormônio do bem estar e da alegria;
  • A vitamina A disponível na banana, é excelente para a saúde ocular;
  • Por último, ainda em análise, está a lectina, proteína que pode colaborar para a prevenção de leucemia (câncer no sangue).

Quais os tipos de banana? Todas podem ser ingeridas cruas?

  • Banana-ouro;
  • Banana-maçã;
  • Banana-da-terra;
  • Banana prata;
  • Banana-nanica.

Todavia, a banana-da-terra possui grande valor glicêmico se comparada aos demais tipos de banana. Logo, seu consumo cru deve ser evitado. Caso contrário, pode ocasionar dores de cabeça, mal estar e diarreia. Assim, o ideal é que seja consumida assada, frita ou cozida.

Considerações finais e alerta

Em conclusão, os especialistas alertam que, pessoas portadoras de doença renal, devem ingerir a fruta com muita moderação e sob orientação médica e nutricional. Do mesmo modo, essa orientação vale para pacientes com diabetes.

Enfim, com moderação, uma banana pode sim, gerar vários benefícios para o nosso organismo. Espero que tenha gostado. Ah! Aproveite e acesse nosso blog Mato Grosso é Agro e fique por dentro de várias dicas e receitas. Por fim, nos conte qual é a sua banana favorita. Um abraço e até mais!

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; ambos pela Rock University.